Em vez de ser lançado como um novo jogo, PES 2021 virá como atualização de temporada ao atual eFootball PES 2020. A novidade foi anunciada pela Konami nesta quarta-feira (15), como consequência de esforços redobrados na produção de PES 2022, o primeiro jogo da franquia feito tendo em vista a próxima geração de consoles. Neste sentido, a empresa divulgou um teaser empolgante para demonstrar a qualidade gráfica que deverá estar no título futuro.

Em comunicado oficial, a Konami explicou que PES 2021 virá apenas como atualização porque a escala do trabalho em PES 2022, na nova geração, obrigou a companhia a “desacelerar o trabalho em outras áreas de desenvolvimento”. Embora nenhum preço tenha sido revelado para o jogo a ser lançado neste ano, a empresa explicou que PES 2021 virá com um preço “especial” de aniversário de 25 anos, um bom jeito de envelopar um lançamento que será apenas uma atualização.

Por mais que a falta de novidades significativas em PES 2021 possa decepcionar alguns entusiastas da série, certamente o vídeo de demonstração do jogo na nova geração de consoles, Xbox Series X e PlayStation 5, servirá para amenizar as queixas.

O teaser de PES 2022 nos próximos videogames revela Lionel Messi com o uniforme do Barcelona em detalhes gráficos impressionantes, com textura e iluminação fotorrealistas, facilmente confundíveis com imagens reais, sobretudo nos detalhes da confecção da camisa e da chuteira.

O gráfico admirável é fruto de uma mudança de motor gráfico, programa em que o jogo é construído. Desde o ano de 2013, com PES 2014, a Konami tem utilizado a Fox Engine. A partir de PES 2022, na nova geração de consoles, a empresa fará a migração para a Unreal Engine 5, nova iteração do popular motor gráfico que recebeu destaque recente ao demonstrar suas capacidades em um vídeo de deixar qualquer um ansioso pelos novos consoles.

Ainda sem data confirmada de lançamento, PES 2021 deverá ser disponibilizado, como atualização, entre setembro e outubro, como é de costume para jogos de futebol.