O último jogo do Real Madrid no Campeonato Espanhol foi deprimente. Em casa, o time poderia tentar se despedir ao menos com alguma esperança, mas o que se viu passou longe disso. Diante do Betis, perdeu por 2 a 0 e ainda passou vergonha. E bastante vergonha. Oe merengues terminam a temporada de modo desastroso, sem passar perto de qualquer título. E isso para o time que é o atual tricampeão da Europa.

O jogo foi às 12h no horário de Madri. O jogo da hora do almoço. Se dependesse do jogo, os torcedores presentes ao estádio Santiago Bernabéu sairiam com indigestão. Curiosamente, um dos poucos poupados pela atuação ruim foi o goleiro Keylor Navas, que salvou o time de um problema maior. Logo ele, que foi avisado que será reserva. Sim, Zinedine Zidane afirmou que o titular na próxima temporada será o belga Thibaut Courtois.

O Betis de Quique Setién não é um time lá muito regular. Ainda não se sabe se ele continuará no clube e a especulação é que o treinador deixe o time após o fim da temporada, justamente pelo rendimento irregular. Mesmo assim, termina a temporada tendo vencido o Barcelona no Camp Nou e o Real Madrid no Santiago Bernabéu. O Betis foi bem contra os rubarões, mas não foi bem contra aqueles contra os quais disputava posições. Por isso, não conseguiu uma classificação a torneios europeus.

O técnico Zinedine Zidane levou a campo um time misto, considerando toda a temporada. Casemiro não estava no time e foi Marcos Llorente que jogou em seu lugar. Toni Kroos ficou no banco. Luka Modric e Federico Valverde. No ataque, Brahim Díaz, 19 anos, Vinícius Júnior, 18 anos, e o experiente Karim Benzema, 31 anos. Nenhum deles conseguiu ter uma boa atuação.

Não teve Modric encontrando um passe, nem Vinícius Júnior tirando um coelho da cartola na ponta esquerda, ou Benzema, talvez o melhor jogador do clube na temporada. Foi o Betis que se impôs, jogou muito melhor, venceu por 2 a 0 e totalmente merecido. Os dois gols saíram no segundo tempo, com Loren Morón, aos 16 minutos do segundo tempo, e Jesé, ex-Real Madrid, aos 30 minutos. Destaque também para Giovanni Lo Celso, que brilhou mais uma vez. O jogador está emprestado pelo PSG com cláusula de compra fixada e o Betis já informou que irá exercê-la para manter o argentino em Sevilha.

Zidane terá muitos problemas para resolver na próxima temporada. O time parece ter problemas que vão muito além dos táticos. Uma reformulação é necessária e também será preciso pensar nas necessidades da equipe. É difícil imaginar o que virá pela frente. Isco e Marco Asensio, por exemplo, entraram no Segundo tempo, mas pouco fizeram em campo. Como pouco fizeram ao longo da temporada toda.

O que será do Real Madrid? Na próxima temporada, o time parece que largará praticamente do zero. E, no momento, o trabalho de Zidane parece muito difícil. O futebol do Real Madrid foi para passar vergonha. Uma temporada que termina como uma vergonha para aquele que é o maior campeão da Europa. Aquele que é o atual tricampeão europeu. Aquele que é um dos maiores clubes do mundo. Termina de uma forma vergonhosa para um time acostumado a glórias constantes.