A passagem de Pepe pelo Besiktas durou uma temporada e meia. O zagueiro chegou como contratação estelar ao clube que se fortalecia e, em seu primeiro ano, foi um dos destaques na campanha até os mata-matas da Liga dos Campeões. No entanto, os últimos meses foram mais delicados ao alagoano. Fora da Champions, o Besiktas também ficou pelo caminho na fase de grupos da Liga Europa e faz uma campanha apenas razoável no Campeonato Turco. O veterano também passou a sofrer com lesões musculares. E a falta de dinheiro no clube, encarando uma crise financeira, levou ambas as partes a um acordo amigável. Nesta segunda, visando a redução da folha salarial, o contrato do medalhão foi rescindido. E, ainda assim, ele foi capaz de um enorme gesto de empatia.

A notícia começou a circular antes mesmo da oficialização do adeus. Segundo o repórter Eren Sarigul, do site Turkish Football e correspondente de diferentes veículos europeus, Pepe deu uma generosa “caixinha” aos funcionários do Besiktas antes de deixar o clube. Os empregados sofrem com a falta de salários e alguns veículos locais chegaram a apontar que o zagueiro bancou os atrasos. Na realidade, não fez tanto. De qualquer maneira, a gorjeta em dinheiro oferecida pelo veterano fará um fim de ano mais gordo aos trabalhadores. O alagoano entregou um envelope com um “grande valor”, direcionado aos faxineiros, aos roupeiros, aos cozinheiros e aos demais responsáveis pela manutenção das instalações do Besiktas.

A atitude de Pepe não seria inédita, aliás. Segundo a nota, o defensor sustentou uma relação próxima com os funcionários do clube e ofereceu a “caixinha” em outras oportunidades. No acordo com a diretoria, ele também abriu mão dos seis meses de salários aos quais teria direito. Antes do anúncio da rescisão, Pepe ainda esteve presente nas tribunas da Vodafone Arena, onde acompanhou o empate por 2 a 2 contra o Trabzonspor. Agora, o jogador de 35 anos fica livre para buscar uma nova equipe.

Além de Pepe, o Besiktas também havia chegado a um acordo para liberar Álvaro Negredo, que se juntou ao Al Nasr em setembro. Ryan Babel, por sua vez, não terá o seu contrato renovado ao final da temporada. Ainda espera-se que a barca de negociados na próxima janela de transferências aumente. As Águias ocupam a terceira colocação no Campeonato Turco, já a oito pontos do líder Istambul Basaksehir.