Um dos livros mais comentados do mundo do futebol chegou ao Brasil pela Editora Grande Área. “Pep Guardiola – A Evolução”, do jornalista espanhol Martí Pararnau, é a continuação de “Guardiola Confidencial”, do mesmo autor. Desta vez, o foco é no trabalho do treinador na Alemanha, dirigindo o Bayern de Munique. O livro traz crônicas, análises, dados, reflexões e entrevistas para traçar um retrato do treinador catalão, um dos mais importantes do mundo.

LEIA TAMBÉM: ‘Gol da Alemanha’ parte de Klinsmann para desvendar o processo de revolução do futebol alemão

Um dos pontos mais interessantes é ver como o treinador aplicou o seu método no Bayern de Munique, um clube de cultura diferente do Barcelona e com desafios diferentes na Bundesliga e expectativas altas na Champions League. O acesso de Pararnau a Guardiola, aos jogadores e ao clube trazem relatos detalhados sobre diversos episódios, desde aspectos táticos como o ensaio de jogadas e mudanças que o técnico fazia no time em momentos específicos das partidas, até momentos como a eliminação dura diante do Atlético de Madrid na Champions League, a forma como venceu a Juventus e a despedida do Bayern.

A tradução do livro é do jornalista André Kfouri, jornalista da ESPN Brasil e também colunista do jornal Lance, além de ser editor da Grande Área, com posfácio de Carlos Eduardo Mansur, do jornal O Globo. O preço é de R$56,90 e o livro pode ser comprado direto na loja da editora Grande Área ou nas principais livrarias. A editora é responsável por outros livros sobre futebol que valem a pena, como “A Pirâmide Invertida”, de Jonathan Wilson, e “Gol da Alemanha”, de Axel Torres e André Schön. Você pode conhecer os livros da editora aqui.

Para quem é de São Paulo, o livro terá um evento de lançamento na loja Saraiva do Shopping Center Norte (Av. Casalbuono, 120 – Loja 414, Vila Guilherme, São Paulo, SP), no dia 15 de agosto, próxima terça-feira, às 19h30. Estarão presentes os jornalistas André Kfouri, editor da Grande Área e tradutor da obra, e Carlos Eduardo Mansur, colunista de “O Globo” e responsável pelo posfácio. O evento é gratuito, mas fique ligado porque as vagas são limitadas: as senhas serão distribuídas por ordem de chegada com uma hora de antecedência. O auditório da livraria comporta 200 pessoas.

Capa do livro "Pep Guardiola - A evolução" da editora Grande Área
Capa do livro “Pep Guardiola – A evolução” da editora Grande Área