Emoção. Embora isso tenha se perdido na briga pelo Scudetto na Serie A, a não ser que aconteça uma reviravolta muito grande nos jogos da noite deste domingo, ela sobrará em outras disputas na tabela. A começar pela última vaga na próxima Liga dos Campeões. Depois do tropeço da Internazionale contra o Sassuolo, a Lazio precisava apenas vencer o Crotone neste domingo para se garantir. Mas os pequeninos foram osso duro de roer outra vez e venderam caro o empate por 2 a 2, arrancado pelos laziali apenas no fim. Resultado: a Lazio vai para a última rodada dependendo apenas de si, mas precisando encarar a própria Inter no Estádio Olímpico. Na quinta colocação, três pontos atrás, os nerazzurri retornam ao G-4 e à competição continental com uma vitória simples.

A Lazio até abriu o placar no Estádio Ezio Scida, com Senad Lulic cobrando pênalti. No entanto, o Crotone tem sido pesadelo de vários grandes em sua casa. Arrancou o empate aos 29, com o herói Simy, e a virada na segunda etapa, com Federico Ceccherini. A missão dos biancocelesti se tornou bem mais difícil e, partindo para cima, Sergej Milinkovic-Savic deixou tudo igual novamente aos 39. Mas os minutos finais acabaram sendo insuficientes a qualquer reação mais ampla. Fica o cenário aberto, dando uma sobrevida pouco imaginada à Inter.

O Crotone, por sua vez, entrou na zona de rebaixamento. E, depois que Benevento e Verona caíram, a luta contra a última vaga na Serie B será alucinante, até por tudo o que aconteceu neste domingo. Com 35 pontos, o Crotone está igualado à Spal, mas com desvantagem no confronto direto. Os biancocelesti foram os únicos dos ameaçados que perderam na rodada, superados pelo Torino por 2 a 1. De resto, todos venceram.

Em jogo de homenagens a Davide Astori, ídolo de ambos os clubes, o Cagliari derrotou a Fiorentina dentro do Artemio Franchi por 1 a 0 e chegou aos 36 pontos. Já com 37 estão Udinese e Chievo. Os gialloblù emendaram o segundo triunfo consecutivo, ao anotarem 2 a 1 sobre o Bologna (que deixou de correr riscos pelos tropeços de Crotone e Spal) de virada e dentro do Renato Dall’Ara. Os friulani, por sua vez, encerraram uma sequência de 14 rodadas sem vencer (com 12 derrotas neste caminho) ao assinalarem 1 a 0 sobre o Verona fora de casa. Resultado mais que bem-vindo, numa hora preciosa.

Na rodada final, a missão mais difícil será a do Crotone, que visita o Napoli no San Paolo. O Chievo pega o Benevento em casa. A Spal desafia a Sampdoria, também em seu território. A Udinese encara o Bologna em Friuli. E o Cagliari recebe a Atalanta na Sardenha. Vale lembrar que ainda há uma briga pela última vaga na Liga Europa. Milan, Atalanta, Fiorentina e Sampdoria têm chances matemáticas de ficar com as duas últimas vagas, em disputa que ainda depende dos últimos jogos deste domingo para se configurar rumo à rodada final – e que pode garantir outra “decisão”, entre Milan e Fiorentina no San Siro, a depender da combinação de resultados.


Os comentários estão desativados.