O atual vice-campeão da Libertadores praticamente assegurou a sua entrada na fase de grupos. O Peñarol goleou o Caracas por 4 a 0 em casa e está a apenas uma formalidade de ser confirmado como o quarto time do Grupo 8, junto com Universidad de Chile, Atlético Nacional e Godoy Cruz.

Apesar do domínio desde o início do jogo, o estádio Centenário viveu um momento de silêncio. Aos 21 minutos, pênalti para o Caracas em jogada de Víctor Ferreira e Jesús Gomez. Edgar Jiménez, capitão do time venezuelano, se encarregou da cobrança. Só que o goleiro Fabian Carini levou a melhor e impediu a abertura do placar.

Curiosamente, o lance desestabilizou o Peñarol, que passou a ser ameaçado. Aos 35 minutos, quando o Caracas era melhor na partida, Nicolás Freitas aproveitou rebote dentro da área após escanteio e fez 1 a 0. Aos 38, o time aumentou a vantagem. O veterano Marcelo Zalayeta marcou 2 a 0 para os carboneros.

Aos 18 minutos de partida, o brasileiro João Pedro aproveitou uma falha terrível do goleiro Veja para empurrar a bola para as redes e ampliar o marcador a 3 a 0. O meia Fabian Estoyanoff fechou a conta aos 25 minutos: 4 a 0 Peñarol.

A próxima partida entre os dois times é no dia 2 de fevereiro, no estádio Olimpico. Ozs venezuelanos precisam de uma milagre – uma vitória por 4 a 0 para levar a disputa para os pênaltis ou vencer por cinco ou mais gols de vantagem.