Pelo terceiro lugar, Inter recebe Lazio em Milão

Depois de vencer o clássico com o Milan no último domingo e garantir a classificação para as quartas de final da Copa da Itália, a Internazionale, em quinto lugar no Campeonato Italiano, recebe a Lazio, quarta colocada, no jogo que fecha a 19ª rodada, no domingo. Pela primeira vez na temporada, os nerazzurri poderão entrar na zona de classificação à Liga dos Campeões – ou seja, entre os três primeiros lugares.

Com 32 pontos e seis vitórias consecutivas, a Inter de Claudio Ranieri tentará a sétima sem o atacante uruguaio Diego Forlán, novamente machucado. Depois de ficar dois meses e meio fora após uma lesão em outubro, o atacante voltou a se lesionar, desta vez com um estiramento na virilha. Thiago Motta, suspenso, também não joga. Dejan Stankovic é dúvida, mas deve ficar fora da equipe.

Com a volta de Wesley Sneijder – que jogou contra o Genoa na Copa da Itália -, o atacante Giampaolo Pazzini deve ir para o banco. O esquema deve mudar do 4-4-2 para o 4-4-1-1, com Sneijder recuado e Diego Milito como atacante enfiado na área. Thiago Motta deve ser substituído por Andrea Poli, que marcou seu primeiro gol com a camisa nerazzurra na quinta.

A Lazio, quarta colocada com 33 pontos, deve jogar no 4-3-1-2, com Hernanes como um segundo atacante, armando o time junto com Lulic. Klose deve ser o atacante mais enfiado dentro da área. Stefano Mauri, um dos líderes do time, ainda está machucado, assim como Brocchi, Cana, Kozak e Makinwa. O francês Djibril Cissé provavelmente começa o jogo no banco de reservas.

O confronto histórico entre Inter e Lazio tem larga vantagem para os nerazzurri. Em 145 jogos, 60 vitórias da Inter, 53 empates e 32 vitórias da Lazio. Jogando em Milão, a vantagem é ainda maior. La Beneamata venceu 41 de 71 jogos, enquanto os biancocelesti levaram a melhor apenas em nove partidas.

Contando apenas jogos pela Serie A, o último triunfo do time da Lazio foi em 17 de outubro de 1998, por 5 a 3. Os gols foram de Marcelo Salas, Pavel Nedved, Sergio Conceição (duas vezes) e um do atual técnico do Manchester City, Roberto Mancini. Pela Inter, marcaram Aaron Winter e Nicola Ventola (das vezes).

Juventus defende liderança contra a Atalanta

Líder com 38 pontos, a Juventus joga no sábado contra a Atalanta, fora de casa. Os dois times ficam em cidades próximas e os bianconeri tentam se recuperar depois de um empate decepcionante contra o Cagliari em casa por 1 a 1, na rodada passada.

Antonio Conte não terá Eljero Elia, machucado. É o único desfalque da equipe, que deve levar a campo uma formação já habitual: Buffon; Lichtsteiner, Barzagli, Chiellini e De Ceglie; Vidal, Pirlo e Marchisio; Pepe, Matri e Vucinic.

A Atalante tem os desfalques de Bellini, Capelli, Doni e Lucchini. A principal força do time está no ataque, com Maxi Morales sendo um segundo atacante, municiando Germán Denis, vice-artilheiro da Serie A com 12 gols.

O Milan, por sua vez, terá como adversário o Novara, fora de casa, no domingo. O adversário é o mesmo da quarta-feira, quando os rossoneri venceram e avançaram às quartas de final da Copa da Itália, mas um jogador que marcou não estará em campo.

Alexandre Pato, com lesão muscular, deve desfalcar o time por um mês. Além dele, o goleiro Abbiati e os meio-campistas Boateng, Flamini, Aquilani e Gattuso também estão fora. Alessandro Nesta está suspenso e também não joga. Philippe Mexès entra na zaga, além de Merkel no meio-campo, junto com Emmanuelson.

No Novara, Ludi, Pinardi e Lisuzzo estão machucados e desfalcam o time. Paci e Dellafiore estão suspensos e também não jogam. Com isso, a defesa estará desfalcada, mas manterá a formação com 5-3-2. Em campo, o destaque do time, Rigoni, tentará comandar as ações ofensivas da equipe.

A Udinese, terceira colocada, recebe o Catania em Udine. O time tem apenas dois desfalques, Barreto e possivelmente Coda. O artilheiro da Serie A, Antonio Di Natale, comandará o ataque dos Friulani. No Catania, Maxi Lopez pode ser barrado pelo técnico Vincenzo Montella, e não é por estar negociando sua saída do clube. Quem deve jogar é Bergessio, que tem a preferência do treinador.

Confira os jogos da 19ª rodada:

Sábado, 21/jan
Roma x Cesena
Atalanta x Juventus

Domingo, 22/janBologna x Parma
Cagliari x Fiorentina
Lecce x Chievo
Novara x Milan
Palermo x Genoa
Siena x Napoli
Udinese x Catania
Internazionale x Lazio