O Villarreal havia assumido o quinto lugar do Campeonato Espanhol, duas rodadas atrás, mas confirmou, nesta quarta-feira, que é o time em melhor fase do segundo pelotão da liga ao derrotar o Getafe, em queda, por 3 a 1, com dois gols de Santi Cazorla cobrando pênalti.

O Getafe foi uma das grandes notícias da metade do campeonato e chegou a ocupar o terceiro lugar, mas agora tem apenas duas vitórias nas últimas 12 rodadas, com cinco empates e cinco derrotas. Está em sexto, a quatro pontos do Villarreal, e pode ser ultrapassado caso a Real Sociedad vença o Granada, na sexta-feira.

O Villarreal, que chegou a passar um bom tempo na parte de baixo da tabela, percorre o outro caminho. Ganhou 12 dos últimos 19 jogos e seis dos últimos oito. Está muito bem desde a retomada de La Liga, após a paralisação por causa da pandemia de coronavírus, tendo sido derrotado apenas pelo Barcelona, no fim de semana.

Não foi um primeiro tempo de grandes emoções, com apenas uma finalização certa, do Getafe, e cinco no total. Javi Ontiveros acordou David Soria de um sono profundo com um chute de muito longe que passou perto do ângulo.

Apenas na metade do segundo tempo saiu o primeiro gol. Soria derrubou Moi Gómez, e Cazorla colocou o Villarreal à frente cobrando o pênalti. Por volta de 15 minutos depois, o Getafe cobrou escanteio curto pela esquerda, Francisco Portillo cruzou e Hugo Duro, completamente livre na entrada da pequena área, empatou de cabeça.

Mas estava difícil parar Moi Gómez sem derrubá-lo. Aos 31 minutos, foi a vez de Portillo cometer pênalti no jogador que havia entrado no lugar de Chukwueze, no começo do segundo tempo. Cazorla cobrou de novo e fez seu décimo gol em La Liga.

É a primeira vez desde a temporada 2012/13, antes da séria lesão que ameaçou sua carreira, que Cazorla chega a dois dígitos em gols pelo campeonato nacional. Pelo Arsenal, marcou 12 naquela campanha da Premier League.

Um cruzamento rasteiro de Gerard Moreno, a partir da esquerda, encontrou Rubén Peña preparado para selar a vitória do Villarreal, já nos acréscimos da partida. Allan Nyom, Damián Suárez e Xavier Etxeita, do Getafe, e Vicente Iborra, do Villarreal, receberam cartão vermelho por uma confusão nos túneis do vestiário. Mas o jogo já havia acabado.

.

.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

.

.