Partizan, Ajax, Benfica e Barcelona são destaques na formação de jogadores, segundo CIES

Clubes lideram a lista de jogadores criados em casa e que jogam nas 31 principais ligas do continente

Um estudo do CIES Football Observatory divulgado nesta segunda-feira mostrou que Partizan, da Sérvia, e Ajax, da Holanda, são os dois clubes com mais jogadores formados na sua base e que atuam por 31 ligas de primeira divisão. Os sérvios formaram 85 jogadores nesse universo, enquanto o Ajax formou 77. Outro time dos bálcãs aparece no pódio, com o Dinamo Zagreb, da Croácia, com 71 formados na sua base. Além do número total, o estudo criou um ranking, que tem como destaques Benfica e Barcelona.

[foo_related_posts]

De acordo com a definição da Uefa, os clubes formadores são aqueles em que o jogador defende entre os 15 e 21 anos. Pela primeira vez, o estudo considerou também o número de partidas por ligas domésticas disputadas ao longo do último ano, o nível esportivo dos clubes onde jogaram, assim como a sua idade. Com isso, o CIES criou uma pontuação com pesos para refletir o trabalho desses clubes de um ponto de vista qualitativo, além de uma perspectiva temporal.

Com isso, em números totais, o Partizan é o líder. Considerando a pontuação, porém, quem lidera a formação é Benfica, Ajax e Barcelona foram os times com melhor desempenho. Os portugueses têm a pontuação mais alta do levantamento, com 81.3, seguido por Ajax (79,6) e Barcelona (77,7). E quantidade, tanto Barcelona quanto Ajax formaram 50 jogadores. O que os leva a ter uma pontuação melhor é onde esses jogadores atuaram, algo que pontua muito também para o Ajax, por sinal.

A lista segue com o Real Madrid em quarto, com 77,7 pontos, e então vem Dinamo Zagreb, com 76,6. Outro português, o Sporting, vem em seguida na lista, com 70,8. O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, vem em seguida, em sétimo, com 69,2 pontos. O líder no total, Partizan, vem em oitavo, com 67,2. O nono é o Anderlecht, da Bélgica, com 66,9. Fecha o top 10 o Dynamo Kiev, da Ucrânia, com 65,9.

Curiosamente, em seguida temos Lyon, com 62,7, e PSG, com 57,9, em 11º e 12º, respectivamente. O primeiro inglês na lista é o Chelsea, em 16º, com 51,3. Chama a atenção também que não há clubes italianos como grandes formadores.

Outro dado interessante é se considerarmos apenas a formação pensando nas cinco grandes ligas, ou seja, formadores para as ligas inglesa, espanhola, italiana, alemã e francesa, quem lidera é o Real Madrid. Os merengues são os primeiros tanto em número de jogadores formados (43), quanto em pontuação (69,1). O Barcelona vem em segunda e o Lyon em terceiro, com PSG em quarto e Valencia em quinto. Nessa lista, o Ajax está apenas em 15º, com 20 jogadores e pontuação de 33,2.

Confira as listas completas no site do CIES.