Gabriel Jesus enfrentou alguns momentos difíceis pelo Manchester City durante os últimos meses, inclusive com uma seca de gols nesta temporada. Entretanto, a maratona de jogos tem feito bem ao brasileiro. Desde o início de dezembro, o atacante balançou as redes oito vezes e deu duas assistências em oito partidas. Nesta quarta-feira, ele protagonizou uma de suas melhores exibições pela Premier League. Dentro de uma equipe remodelada por Pep Guardiola, Jesus fez a diferença e anotou os dois gols contra o Everton, selando o triunfo por 2 a 1 dentro do Estádio Etihad. O jovem chegou a sete tentos em seis encontros com os Toffees.

O Manchester City entrou com uma formação diferente do usual. Pep Guardiola escalou seu time no 3-4-3. Rodri apareceu na zaga, ao lado de Fernandinho e do garoto Eric García. João Cancelo ganhou uma chance na ala direita, enquanto Phil Foden surgia aberto pela esquerda no ataque. Os celestes apresentaram um futebol solto e com muita movimentação pelos lados. Enquanto isso, Carlo Ancelotti precisou lidar com os problemas, ao perder Bernard logo no aquecimento, após o brasileiro se lesionar.

Sob as ordens do novo treinador, o Everton apresenta um futebol cadenciado. Todavia, o Manchester City se manteve no comando das ações durante os primeiros minutos. Os times se estudavam e logo a partida tomou rumos um tanto quanto malucos. Seamus Coleman parou em uma ótima defesa de Claudio Bravo, que salvou sua equipe com a ponta dos dedos. Quando o City respondeu, teve uma sequência de lances frustrados pelo VAR. Depois de uma envolvente troca de passes, Foden mandou para dentro aos 13, mas Riyad Mahrez estava impedido na construção. Já na sequência, o árbitro de vídeo também negaria um pedido de pênalti aos celestes, após reverter um impedimento marcado pelo assistente.

Não foi a sequência de revisões que diminuiu o ímpeto do Manchester City. Os anfitriões criavam chances e pareciam mais próximos de abrir o placar. Gabriel Jesus e Mahrez eram os mais acesos em campo, embora não definissem as jogadas da melhor maneira, enquanto Foden contribuía à armação. O brasileiro poderia ter servido o argelino em uma das oportunidades, mas preferiu bater para fora. Mahrez ainda parou em Pickford, além de errar o alvo após bom passe de Jesus. Apenas nos acréscimos é que o Everton voltaria a arriscar, em cabeçada de Mina que saiu por cima.

Se o Manchester City ainda encontrava dificuldades para superar totalmente a defesa do Everton durante o primeiro tempo, a segunda etapa valeu para que a equipe acelerasse e alcançasse a vitória. O primeiro gol veio aos seis minutos e premiou Gabriel Jesus. Após a enfiada de Ilkay Gündogan, o atacante dominou no meio da marcação e acertou um lindo chute colocado. Pickford ainda tocou na bola, sem evitar o tento. Dominic Calvert-Lewin quase empatou na sequência, com uma cabeçada que saiu ao lado da trave, mas o segundo gol do City viria rápido. Aos 13 minutos, um ataque bem construído pelos celestes permitiu que Mahrez acionasse Jesus. De canhota, o atacante mandou no canto do goleiro.

A partida parecia nas mãos do Manchester City, mas um erro fez o Everton acreditar. Richarlison descontou aos 26. Bravo saiu jogando errado, os Toffees recuperaram a posse no campo de ataque e, na base da insistência, Theo Walcott cruzou. O passe ainda desviou na marcação, até Richarlison completar no segundo pau. O confronto se abriu e os Toffees ganharam presença ofensiva com Moise Kean, mas sem ameaçar tanto quanto poderiam. Os Citizens continuaram mais perto do terceiro tento, sobretudo Gabriel Jesus, que tentava sua tripleta. Acertou a trave e parou em ótima defesa de Pickford, sem ampliar.

Terceiro colocado, o Manchester City cumpre seu dever e permanece na perseguição aos adversários acima na tabela. O Leicester tem um ponto a mais, enquanto o Liverpool está 11 pontos à frente, com duas partidas a menos. Já o Everton interrompe a série de seis partidas de invencibilidade. Carlo Ancelotti vinha de duas vitórias, sobre Burnley e Newcastle, e agora sofre seu primeiro revés com a nova equipe. Os Toffees estão em décimo, com 25 pontos.

Classificações Sofascore Resultados