O técnico do Everton, David Moyes, recebeu elogios rasgados do presidente do clube, Bill Kenwright, nesta terça-feira. Em declarações à BBC, Kenwright se referiu a Moyes como “o melhor técnico do mundo”, depois da classificação para a final da Copa da Inglaterra com vitória nos pênaltis sobre o Manchester United.

“Os torcedores do Everton devem tudo a David Moyes, ele chegou ao clube quando estávamos de joelhos”, disse o dirigente. “Desenhamos um plano e ele nunca se afastou dele. Venero o homem, ele é o maior técnico do mundo”.

Moyes chegou a Goodison Park em 2002, e Kenwright revelou que foi convencido pelo treinador a não vender o clube em diversas oportunidades.

“Estive em situações em que achei que não poderia continuar”, comentou. “Ele me disse: 'Não saia, os jogadores e eu sentiremos sua falta. Vamos lá, vamos fazer isso juntos'. Ele é meu melhor amigo no futebol e eu faria tudo por ele. Quando você o vê com aquele punho cerrado, ele está olhando para mim e dizendo 'veja aonde chegamos'”.

Além de alcançar a final da FA Cup, o Everton faz uma boa temporada na Premier League, ocupando a sexta posição. Kenwright destacou o trabalho feito com Moyes com um orçamento limitado em comparação aos grandes clubes.

“Quando David chegava, eu nunca olhava para o primeiro jogo da tabela, e sim para o último, para saber quem teríamos de derrotar para evitar o rebaixamento. Wayne Rooney foi embora e não tínhamos dinheiro – agora estamos no alto e podemos dizer que somos um dos seis principais clubes. Ele (Moyes) nunca está em casa, está sempre em jogos, seja no exterior ou em divisões inferiores, e está totalmente comprometido com o Everton”, elogiou.