Para Neymar, 2016/17 é sua melhor temporada desde que chegou ao Barcelona

Em entrevista à France Football, o brasileiro falou sobre sua temporada no Barça e sobre ganhar a Bola de Ouro no futuro

Cada jogo neste fim de temporada de La Liga tem sido como uma final para o Barcelona. No sábado, o time catalão viajou às Ilhas Canárias para encarar o Las Palmas, que começou 2016/17 muito bem, mas foi decaindo ao longo de sua empreitada. O Barça precisava da vitória para defender sua liderança no campeonato, ameaçada pelo Real Madrid, que deseja a ter de volta, a cada rodada. E foi com três pontos que a equipe de Luis Enrique deixou o estádio Gran Canaria. Pontos estes que foram assegurados graças a uma performance de gala de Neymar, responsável por um hat-trick e por ter participado do outro gol do Barcelona na goleada por 4 a 1 diante dos amarillos. E para o atacante, não foi só a atuação de sábado que foi extravagante.

LEIA TAMBÉM: Suárez conta que chorou ao descobrir que Barça ainda o queria depois de mordida em Chiellini

“Esta é uma grande temporada para mim”, comentou Neymar em entrevista à France Football. “Eu, inclusive, acho que é a melhor temporada que eu tive desde que cheguei aqui [no Barcelona]. Não sei se eu atingi um novo patamar. É difícil fazer esse julgamento quando é você que está dentro de campo. Sempre exerci o mesmo papel desde minha chegada até hoje. Minha função não mudou. Sempre assumi minha responsabilidade neste time e cada um sabe seu papel” falou ainda. “Tudo o que eu quero fazer é jogar com os melhores jogadores do mundo. E o melhor de todos é Leo Messi. Sonho em me tornar o melhor e acho que posso fazer isso acontecer, mas com calma e em silêncio. Não estou com pressa. Todos os jogadores sonham com a Bola de Ouro. Espero ganhar um dia”.

Neymar foi indicado ao prêmio da France Football uma única vez, em 2015. No ano em questão, ficou em terceiro lugar. Foi a temporada em que o Barcelona conseguiu o triplete, coroando-se campeão de La Liga, Champions League e Copa do Rei. O brasileiro foi vice-artilheiro do Barça na campanha dos três títulos com seus 22 gols marcados, além de ter assistido 39 tentos durante 2014/15. Nesta temporada, o camisa 11 aparece em terceiro lugar na lista de artilheiros da equipe da Catalunha com 13 gols e 19 passes que terminaram em bola na rede, com o Barcelona com um jogo do Campeonato Espanhol por fazer, ante ao Eibar, e sem ter jogado a final da Copa do Rei ainda, que será contra o Alavés.

Embora as estatísticas de Neymar sejam inferiores aos daquela temporada e aos da temporada passada, o nível de seu futebol não caiu e ele realmente está em uma ótima fase, embora 2016/17 não tenha sido a melhor temporada do Barça nos últimos anos (e um possível título de La Liga e outro da Copa do Rei podem amenizar esse fato). O brasileiro foi um dos melhores jogadores da Champions League, com 25 chances de gols criadas na fase de grupos, quartas de final e nas oitavas, e com aquela enorme atuação na remontada conquistada diante do PSG, no Camp Nou. Esta tem sido uma temporada fenomenal de Neymar, individualmente falando, e prova que números nem sempre justificam tudo.