Jagoba Arrasate, técnico que levou o Numancia às finais dos playoffs do acesso na Espanha, recebeu uma ordem da direção quando assumiu o Osasuna, no começo desta temporada. “Pediram que eu me conectasse com a arquibancada”, disse. Além de, claro, subir. Com uma campanha irretocável dentro de casa, o clube de Pamplona assegurou o acesso à primeira divisão e o comemorou com uma festa incrível.

O Osasuna foi rebaixado à segunda divisão dois anos atrás. A primeira tentativa de subir terminou com o oitavo lugar, a um ponto do próprio Numancia de Arrasate. Começou mal a nova campanha, com apenas uma vitória nas cinco primeiras rodadas. Terminou o primeiro turno em sexto lugar, já se transformando em uma equipe quase imbatível, com apenas três derrotas em 29 partidas.

A campanha no El Sadar é impressionante. O Osasuna emendou 15 vitórias seguidas como mandante e 23 de invencibilidade. E foi no próprio estádio que os jogadores assistiram ao jogo do acesso: a derrota do Albacete por 1 a 0 para o Granada significou que o clube abriu dez pontos de vantagem para o terceiro colocado, com apenas nove em disputa.

Com o acesso confirmado, o Osasuna convocou a torcida para a Plaza del Castillo, em Pamplona, e a quantidade de gente que compareceu indica que Arrasate cumpriu sua missão.

.

.

.

Faixa bônus

O Osasuna também produziu este vídeo relembrando a sua história.

.