Palpites

Palpite: Spezia x Verona – Campeonato Italiano – 11/06/2023

A Serie A decidiu retomar uma antiga tradição, que havia sido abolida em 2005

No domingo, 11 de junho, Spezia e Verona se enfrentarão em um confronto decisivo no estádio Mapei – Città del Tricolore, em Reggio Emilia. Esse jogo marcará a inauguração da velha-nova regra de desempate do Campeonato Italiano, que definirá qual equipe permanecerá na divisão de elite e qual será rebaixada para a Série B. O pontapé inicial está agendado para as 15h45 (horário de Brasília). Em caso de empate, a definição ocorrerá por meio de cobranças de pênalti.

Palpite: Spezia x Verona

Os palpites da redação da Trivela

Verona vence ou empate – 1,42

Além da questão tática e técnica, o Verona chega para o duelo com o aspecto emocional renovado. Com a mudança da regra e adição de um jogo extra, o time ganhou uma segunda chance de sobreviver na Serie A. Com campanhas quase idênticas nesta temporada 22/23, a defesa do Verona teve um desempenho ligeiramente melhor (59 a 62).

Resultado ao intervalo ou final: Empate – 1,55

Para este palpite, levamos em conta o prognóstico anterior, somado ao cenário em que possivelmente o jogo comece meio amarrado, com poucas opções e mais estudado. Com ataques igualmente modestos no Campeonato Italiano, espera-se um duelo escasso em gols, que pode até ser decidido nas penalidades. Mas também pode ter apenas os 45 minutos iniciais em igualdade, com ou sem gols.

Mais de 8,5 escanteios no total – 1,53

Neste último palpite, tomamos como base as estatísticas médias das equipes na Serie A deste ano, na qual o Spezia cobra 5,1 escanteios por jogo, e o Hellas Verona 4,5 cantos por partida. Além disso, ambas as equipes adotam um sistema de jogo parecido, com cinco jogadores na segunda linha, o que indica uma forte utilização dos alas como válvula de escape.

Spezia x Verona: retrospecto e os jogos anteriores

Últimos 5 jogos do Spezia

Italy Serie B 10/05/24

V

Venezia

Venezia

1

Spezia

Spezia

2

Italy Serie B 05/05/24

E

Cosenza

Cosenza

2

Spezia

Spezia

2

Italy Serie B 01/05/24

V

Palermo

Palermo

0

Spezia

Spezia

1

Italy Serie B 27/04/24

E

Brescia

Brescia

0

Spezia

Spezia

0

Italy Serie B 20/04/24

E

Sampdoria

Sampdoria

0

Spezia

Spezia

0

Últimos 5 jogos do Verona

Italy Serie A 20/05/24

V

Salernitana

Salernitana

1

Verona

Verona

2

Italy Serie A 12/05/24

D

Torino

Torino

2

Verona

Verona

1

Italy Serie A 05/05/24

V

Fiorentina

Fiorentina

1

Verona

Verona

2

Italy Serie A 27/04/24

D

Lazio

Lazio

1

Verona

Verona

0

Italy Serie A 20/04/24

V

Udinese

Udinese

0

Verona

Verona

1

As últimas notícias do Spezia

Na temporada passada, o primeiro critério de desempate no Campeonato Italiano era o confronto direto. Essa regra foi mantida para a temporada 2022/2023, com duas exceções. Em caso de empate na disputa pelo título ou entre duas equipes no primeiro lugar da zona de rebaixamento, em vez de usar o critério de confronto direto, um jogo extra seria realizado.

Infelizmente, o Spezia foi prejudicado por essa mudança de regra. Se o regulamento antigo tivesse sido mantido, eles já teriam garantido sua vaga na Série A. Com 31 pontos (seis vitórias, 13 empates e 19 derrotas), teriam terminado na décima sétima posição, a primeira fora da zona de rebaixamento, uma vez que venceram o Verona no confronto direto. O Verona também tinha a mesma pontuação e, portanto, teria ficado no décimo oitavo lugar, o primeiro da zona de rebaixamento.

No entanto, agora o Spezia terá que confirmar sua permanência na partida extra. No domingo, 4 de junho, na última rodada da temporada regular, eles tiveram a chance de evitar a necessidade desse jogo adicional em seu confronto contra a Roma no estádio Olímpico. Poucos dias após perder a final da Liga Europa, a Roma rodou um pouco o seu elenco. O Spezia chegou a sair na frente no placar, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1.

Provável time: Zoet; Wisniewski, Ampadu e Nikolaou; Ekdau, Zurkowski, Esposito, Bourabia e Reca; Shomurodov e Nzola. Técnico: Leonardo Semplici.

As últimas notícias do Verona

Para o Verona, a oportunidade de disputar um jogo extra na tentativa de evitar o rebaixamento é uma vantagem. Isso não apenas porque teriam sido rebaixados se não houvesse a mudança no regulamento, mas principalmente devido à campanha que fizeram ao longo da temporada. O time estava acostumado a estar na zona de rebaixamento. Tiveram um início de campanha desastroso.

Somente após a retomada da competição, que foi interrompida devido à Copa do Mundo do Catar, e sob a direção do técnico Marco Zaffaroni, eles conseguiram se reerguer. Embora tenham entrado na zona de rebaixamento em setembro, só conseguiram sair, mesmo que brevemente, em abril. No entanto, após atravessarem uma fase ascendente, pontuando em cinco das últimas seis rodadas (com três vitórias e dois empates), voltaram a declinar.

Nas últimas quatro rodadas do Campeonato Italiano, eles só conseguiram pontuar com um empate em casa, por 1 a 1, contra o Empoli. Nas outras três partidas, saíram de mãos vazias. No domingo, 4 de junho, foram derrotados pelo Milan por 3 a 1, em Milão. Esse placar revelou mais uma vez suas limitações técnicas. O Verona marcou seu gol na única finalização certa que realizou durante todo o jogo.

Provável time: Montipo; Magnani, Hien e Cabal; Faraoni, Tameze, Veloso, Sulemana e Depaoli; Ngonge e Duric. Técnico: Marco Zaffaroni.

Spezia x Verona– Campeonato Italiano – Perguntas Frequentes

Onde assistir ao vivo?

O jogo entre Spezia e Verona terá transmissão em TV fechada no canal ESPN 4, e via streaming pelo Star+. Você pode conferir mais jogos na Programação de TV.

Onde e quando será a partida entre Spezia e Verona?

Será neste domingo, 11 de junho de 2023. O palco da partida será o Estádio Mapei – Città del Tricolore, em Reggio Emilia, na Itália.

Qual o horário da partida entre Spezia e Verona?

O jogo está previsto para começar às 15h45 (horário de Brasília).

Foto de Bruno Menezes

Bruno Menezes

Jornalista pela Fiam-Faam, onde atua como embaixador do curso e pesquisador na área de mídias sociais digitais. Acredita que o futebol é um microcosmo da sociedade que o rodeia. Cobriu a Copa do Mundo de 2022, além da cobertura dos principais clubes nacionais de futebol masculino e feminino, inloco e da redação, e dos casos Robinho e Daniel Alves. Já colaborou com Editora Abril (Guia do Estudante) e Portal UOL (Editoria de Esportes). Bidou no Trivela em 2023.
Botão Voltar ao topo