Palpites

Palpite: Cuiabá x Botafogo – Brasileirão Série A – 22/06/2023

Atual líder do Brasileirão, Botafogo não vence o Cuiabá há mais de quatro anos.

Nesta quinta-feira, 22 de junho, o Brasileirão Série A volta após a Data Fifa com o duelo entre Cuiabá e Botafogo, que segue a agenda dos jogos do dia. A partida será disputada às 20h na Arena Pantanal, na capital mato-grossense, e vale para o Dourado sonhar com uma vaga em competições internacionais após se distanciar da zona do rebaixamento, enquanto o Botafogo defende a liderança fora de casa.

Palpites: Cuiabá x Botafogo

Os palpites da redação da Trivela

Mais de 0,75 gol até o intervalo – 1,73

Algo que vem sendo bastante recorrente nos jogos recentes do Botafogo é a capacidade de a equipe marcar gol nos primeiros 45 minutos de jogo. Além disso, sete dos dez jogos do Botafogo tiveram gols no primeiro tempo, o que indica que a equipe de Luiz Castro dificilmente muda a forma de jogar, seja dentro ou fora de casa. Já o Cuiabá sofreu gols nos dois tempos em 40% dos seus jogos.

Para o Botafogo ter mais de 5,5 escanteios – 2,20

Para este segundo prognóstico, levamos em conta que o Botafogo é o time que mais faz gols de bola parada no Brasileirão, o que inclui escanteios. Dos 18 tentos marcados até aqui, oito saíram de jogadas assim, e três apenas em escanteios.

Handicap asiático -0,75 Botafogo – 2,75

Neste último prognóstico atribuímos um claro favoritismo ao time de General Severiano, que além de liderar o Campeonato Brasileiro, vem demonstrando um futebol sólido dentro e fora de casa. Ainda que o Cuiabá esteja em uma crescente, tem números ruins em casa e um elenco abaixo em relação ao Glorioso.

Cuiabá x Botafogo: retrospecto e os jogos anteriores

Confronto direto

Últimos 5 jogos do Cuiabá

Últimos 5 jogos do Botafogo

Brazil Serie A 07/12/23

D

Internacional

3

Botafogo

1

Brazil Serie A 03/12/23

E

Cruzeiro

0

Botafogo

0

Brazil Serie A 30/11/23

E

Coritiba

1

Botafogo

1

Brazil Serie A 26/11/23

E

Santos

1

Botafogo

1

Brazil Serie A 23/11/23

E

Fortaleza EC

2

Botafogo

2

As últimas notícias do Cuiabá

Com um estilo de jogo reativo, o Cuiabá tem demonstrado mais conforto quando joga como visitante. Em situações em que os times mandantes geralmente adotam uma postura mais ofensiva em busca da vitória, o Cuiabá pode explorar os contra-ataques para alcançar seus objetivos. Foi assim que, na rodada anterior, saiu na frente contra o Corinthians na Neo Química Arena.

O gol de Deyverson, aos dez minutos do segundo tempo, com assistência de Rikelme, deu a vantagem ao Cuiabá. No entanto, aos 36 minutos, o Corinthians empatou com Ruan. Apesar de ter ocorrido tarde, o empate foi justo. O Corinthians teve a posse de bola por 57% do tempo, criou mais do que o dobro de chances de finalização (21 a 10) e liderou no número de chutes no alvo (7 a 2).

Ao completar quatro jogos sem perder (duas vitórias e dois empates), o Cuiabá chegou a 12 pontos (três vitórias, três empates e quatro derrotas) e ocupa a 14ª posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, como mandante, o time está na penúltima posição no ranking dos donos da casa no Brasileirão. Em 12 pontos disputados na Arena Pantanal, o Cuiabá conquistou apenas dois (dois empates e duas derrotas), marcando três gols e sofrendo oito.

Para o duelo contra o Botafogo na quinta-feira, o Cuiabá não poderá contar com o atacante Deyverson, que está suspenso. Com a ausência do artilheiro, a comissão técnica do time auriverde provavelmente escolherá o paraguaio Isidro Pitta como seu substituto. Pitta terá a oportunidade de iniciar uma partida após cinco rodadas. Outro desfalque é o treinador Antonio Oliveira, que está na Europa para concluir um curso da Uefa. Bruno Lazaroni ficará à beira do gramado. O lateral-esquerdo Uendel, ainda em transição física, e o lateral-direito Mateusinho, suspenso pelo STJD, seguem fora.

Provável escalação: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Wellington Silva e Pitta. Técnico: Bruno Lazaroni (auxiliar).

As últimas notícias do Botafogo

O Botafogo manteve a liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Fortaleza por 2 a 0 no Engenhão. O jogo aconteceu antes da partida do Palmeiras, seu principal concorrente na briga pelo topo da tabela. Na próxima rodada, a situação se inverte. A visita ao Allianz Parque no próximo domingo é talvez o jogo mais esperado deste primeiro turno.

Dessa vez, o Botafogo entrará em campo mais tarde, enquanto o Palmeiras enfrentará o Bahia em Salvador, na quarta-feira, 21 de junho. Isso significa que o Botafogo pode entrar em campo na Arena Pantanal já na vice-liderança da competição. Será um teste para a mentalidade dos jogadores. Contra o Fortaleza, eles foram aprovados com mérito. O Botafogo teve o controle da posse de bola por 51% do tempo, criou mais que o dobro de oportunidades de finalização (21 a 9) e teve uma vantagem ainda maior em chutes certos (10 a 3). Poderiam até ter ampliado a vantagem no placar. Tiquinho Soares marcou os gols, aos 48 minutos do primeiro tempo e aos 19 minutos da segunda etapa, aproveitando o rebote de um pênalti que ele mesmo cobrou.

Com 24 pontos (oito vitórias e duas derrotas), o Botafogo começou a rodada de número 11 com dois pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que está em segundo lugar. Como visitante, o Botafogo tem a sétima melhor campanha do torneio. Em 12 pontos disputados fora de casa, conquistou seis (duas vitórias e dois empates), marcou seis gols e sofreu o mesmo número de gols.

Enquanto o treinador Luis Castro é assediado pelo time do Cristiano Ronaldo, o Al Nassr, o Botafogo perdeu e recuperou jogadores. Apesar das lesões recentes de Segovinha e Lucas Fernandes, o Botafogo tem motivos para comemorar durante a pausa para a data Fifa. O volante Danilo Barbosa e o meia Gabriel Pires estão treinando normalmente e podem ser opções para a equipe. Isso significa que o time terá mais opções disponíveis mesmo diante das baixas no elenco. Quem também está fora é Eduardo, suspenso.

Escalação provável: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Júnior Santos e Victor Sá (Luís Henrique); Matheus Nascimento (Breno ou Danilo Barbosa) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro

Cuiabá x Botafogo – Campeonato Brasileiro 11ª rodada – Perguntas Frequentes

Onde assistir ao vivo?

O jogo entre Cuiabá e Botafogo terá transmissão em TV fechada no canal Premiere. Você pode conferir mais jogos na Programação de TV.

Onde e quando será a partida entre Cuiabá x Botafogo?

Será nesta quinta-feira, 22 de junho de 2023. O palco da partida será a Arena Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Qual o horário da partida entre Cuiabá x Botafogo?

O jogo está previsto para começar às 20h (horário de Brasília).

Foto de Bruno Menezes

Bruno Menezes

Jornalista pela Fiam-Faam, onde atua como embaixador do curso e pesquisador na área de mídias sociais digitais. Acredita que o futebol é um microcosmo da sociedade que o rodeia. Cobriu a Copa do Mundo de 2022, além da cobertura dos principais clubes nacionais de futebol masculino e feminino, inloco e da redação, e dos casos Robinho e Daniel Alves. Já colaborou com Editora Abril (Guia do Estudante) e Portal UOL (Editoria de Esportes). Bidou no Trivela em 2023.
Botão Voltar ao topo