Palpites

Palpite: Bahia x Palmeiras – Brasileirão Série A – 21/06/2023

A torcida do Bahia terá a oportunidade de reencontrar jogadores com boas passagens pelo clube, e Verdão pode assumir a liderança

Nesta quarta-feira, 21 de junho, o Brasileirão volta à sua agenda após as Datas Fifa com o duelo entre Bahia e Palmeiras, que vale pela 11ª rodada e será disputado na Arena Fonte Nova às 21h30 (horário de Brasília). Para o time baiano vale uma necessária recuperação para não acabar a rodada na zona de rebaixamento, já o atual campeão Palmeiras segue na perseguição ao líder Botafogo.

Palpites: Bahia x Palmeiras

Os palpites da redação da Trivela

Handicap asiático -1 Palmeiras – 2,80

Para este primeiro palpite optamos por um mercado mais complexo, no qual Palmeiras possui um favoritismo natural para o duelo, seja pelo elenco mais qualificado, pela forma recente, ou pelas estatísticas no Brasileirão até aqui. O time alviverde precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Se vencer por apenas um gol, a aposta é reembolsada.

Ambos times marcam ou mais de 2,5 gols – 1,60

Neste prognóstico, levamos em conta as estatísticas dos times até aqui: em média, o Bahia marca 1,1 gol por jogo, já o Palmeiras tem o dobro. São 2,2 gols por jogo. O que indica além de um favoritismo já mencionado para o Alviverde, uma possibilidade razoável para que ambas equipes marquem, ou que a partida tenha pelo menos três bolas na rede nesta quarta-feira.

Palmeiras marca no segundo tempo – 1,64

Para este último palpite, consideramos as estatísticas dos comandados de Abel Ferreira. De todas as competições disputadas nesta temporada, em mais da metade delas (53%) o Palmeiras marcou nos dois tempos. Só pelo Brasileirão esse índice aumenta para 60% das partidas. Além disso, o Palmeiras tem uma distribuição bastante igualitária de gols durante todos os períodos do jogo.

Bahia x Palmeiras: retrospecto e os jogos anteriores

Confronto direto

Brazil Serie A 12/10/21

EC Bahia

0

Palmeiras

0

Brazil Serie A 27/06/21

Palmeiras

3

EC Bahia

2

Brazil Serie A 12/12/20

Palmeiras

3

EC Bahia

0

Brazil Serie A 29/08/20

EC Bahia

1

Palmeiras

1

Brazil Serie A 17/11/19

EC Bahia

1

Palmeiras

1

Últimos 5 jogos do Bahia

Brazil Serie A 25/11/23

V

Corinthians

1

EC Bahia

5

Brazil Serie A 12/11/23

E

Athletico Paranaense

1

EC Bahia

1

Brazil Serie A 09/11/23

D

Cuiaba

3

EC Bahia

0

Brazil Serie A 04/11/23

D

Gremio

1

EC Bahia

0

Brazil Serie A 31/10/23

V

Fluminense

0

EC Bahia

1

Últimos 5 jogos do Palmeiras

Brazil Serie A 26/11/23

E

Fortaleza EC

2

Palmeiras

2

Brazil Serie A 12/11/23

V

Internacional

0

Palmeiras

3

Brazil Serie A 09/11/23

D

Flamengo

3

Palmeiras

0

Brazil Serie A 05/11/23

V

Athletico Paranaense

0

Palmeiras

1

Brazil Serie A 02/11/23

V

Botafogo

3

Palmeiras

4

As últimas notícias do Bahia

Foi na Arena Fonte Nova que o Bahia obteve seu resultado positivo mais recente. Em 7 de maio, contra o Coritiba, último colocado no Brasileirão. O Tricolor Baiano venceu o Coxa por 3 a 1. Desde então, acumulou cinco empates e três derrotas. Dois desses empates tiveram um desfecho positivo na Copa do Brasil, na qual a equipe avançou para as quartas de final após uma disputa por pênaltis contra o Santos.

Agora, o Bahia enfrentará o Grêmio com o objetivo de manter-se competitivo. No entanto, na Série A do Campeonato Brasileiro, a falta de resultados favoráveis tem deixado a equipe para trás. Na rodada anterior, mesmo jogando em casa, o Bahia alcançou apenas um empate de 2 a 2 contra o Cruzeiro. O time esteve em vantagem, sofreu a virada, mas conseguiu evitar a derrota com um gol de Arthur Sales aos 21 minutos do segundo tempo. Sales entrou no lugar de Kayky, que marcou o primeiro gol aos 18 minutos da etapa inicial.

Com nove pontos (dois triunfos, três empates e cinco derrotas), o Bahia ocupa a 15ª posição na tabela de classificação do Brasileirão, levando em consideração os critérios de desempate. Está um ponto à frente do Goiás, décimo sétimo colocado e primeiro time na zona de rebaixamento. Como mandante, o desempenho do Bahia é um pouco inferior. A equipe está na 17ª posição no ranking dos jogos em casa na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 15 pontos disputados em seu estádio, conquistou cinco (uma triunfo, dois empates e duas derrotas). Marcou nove gols e sofreu o mesmo número.

Para o duelo desta quarta, poderemos ter aplicação da famosa Lei do Ex: o goleiro Marcelo Lomba, o meia Zé Rafael e o atacante Artur, atualmente na equipe paulista, enfrentarão o ex-clube. Do outro lado, Vitor Hugo, zagueiro do Tricolor, jogará pela primeira vez contra o Palmeiras, no qual atuou por cinco temporadas e ganhou alguns títulos.

Renato Paiva, o treinador, enfrentará a ausência de Ryan, suspenso, porém Chávez está recuperado de uma lesão no tornozelo e poderá jogar. Uma alternativa seria improvisar o volante Rezende na posição de lateral esquerdo. Caso essa não seja a opção de Paiva, Rezende disputará uma vaga no meio-campo com Acevedo, que estava suspenso no último jogo. No total, o Tricolor terá sete jogadores desfalcados para esta partida.

Time provável: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Rezende (Acevedo), Thaciano, Cauly e Chávez (Rezende); Kayky e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.

As últimas notícias do Palmeiras

O Palmeiras aproveitou o período de dez dias de paralisação do Campeonato Brasileiro da melhor maneira possível. Em sua última partida antes da interrupção do torneio, venceu o São Paulo por 2 a 0 no clássico disputado no Morumbi. Apesar disso, o resultado não refletiu um leve favoritismo tricolor, que pecou nas finalizações e viu Arboleda falhar no gol do menino Endrick.

O São Paulo teve 60% de posse de bola, quase o triplo de oportunidades de finalização (24 contra 9) e liderou o número de chutes no alvo (6 contra 4). No entanto, o Palmeiras foi mais eficiente. Aproveitou um erro na saída de bola do adversário e abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo com Gabriel Menino. Na segunda etapa, em um contra-ataque, ampliou o marcador aos 33 minutos com um gol de Endrick, que recebeu assistência de Breno. Ambos os jogadores foram acionados pelo técnico Abel Ferreira nove minutos antes de marcarem.

Com essa vitória, o Palmeiras chegou a 22 pontos (seis vitórias e quatro empates) no Brasileirão. A equipe é a única invicta no torneio e ocupa a segunda posição, dois pontos abaixo do Botafogo, líder provisório. Como o Fogão jogará apenas na quinta-feira, dia 22 de junho, contra o Cuiabá fora de casa, o Palmeiras tem a oportunidade de assumir a liderança, pelo menos temporariamente, se vencer o Bahia. Como visitante, o Palmeiras tem a terceira melhor campanha da Série A do Campeonato Brasileiro. Em 15 pontos disputados fora de casa, conquistou nove (duas vitórias e três empates), marcando dez gols e sofrendo três.

O Palmeiras deve ter alguns desfalques para o duelo desta noite. Quatro dos cinco convocados por seleções para a data Fifa não devem entrar em campo. Weverton, Raphael Veiga, Rony e Piquerez, que tiveram compromissos nesta terça por Brasil e Uruguai, respectivamente, devem ser preservados. O zagueiro e capitão Gustavo Gómez, que defendeu o Paraguai no domingo em amistoso, retornou ao Brasil, treinou com o elenco na terça e está à disposição de Abel. Outra novidade entre os relacionados deve ser Murilo, que se recuperou de lesão no ombro.

Time provável: Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Bruno Tabata (Luis Guilherme); Artur, Dudu e Endrick (López). Técnico: Abel Ferreira.

Bahia x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 11ª rodada – Perguntas Frequentes

Onde assistir ao vivo?

O jogo entre Bahia e Palmeiras terá transmissão em TV aberta na Globo e no canal fechado Premiere. Você pode conferir mais jogos na Programação de TV.

Onde e quando será a partida entre Bahia e Palmeiras?

Será nesta quarta-feira, 21 de junho de 2023. O palco da partida será a Arena Fonte Nova, em Salvador, capital do Estado da Bahia.

Qual o horário da partida entre Bahia e Palmeiras?

O jogo está previsto para começar às 21h30 (horário de Brasília).

Foto de Bruno Menezes

Bruno Menezes

Jornalista pela Fiam-Faam, onde atua como embaixador do curso e pesquisador na área de mídias sociais digitais. Acredita que o futebol é um microcosmo da sociedade que o rodeia. Cobriu a Copa do Mundo de 2022, além da cobertura dos principais clubes nacionais de futebol masculino e feminino, inloco e da redação, e dos casos Robinho e Daniel Alves. Já colaborou com Editora Abril (Guia do Estudante) e Portal UOL (Editoria de Esportes). Bidou no Trivela em 2023.
Botão Voltar ao topo