Os melhores jogadores de cada clube das 5 grandes ligas europeias, segundo dados da Opta

Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) utilizou dados da Opta para determinar os nomes mais influentes das ligas europeias

O Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) costuma trazer alguns dos estudos de maior repercussão no futebol mundial. Agora, eles acabam de trazer uma ferramenta que calcula os jogadores mais influentes nesta primeira metade de temporada 2019/20 nas cinco grandes ligas europeias.

[foo_related_posts]

Premier League, Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1 tem todos os seus clubes representados nesta relação de jogadores influentes determinados por um algoritmo do CIES que leva em conta dados coletados pela Opta, a principal empresa de dados no futebol, parceira de diversas ligas, emissoras e clubes.

Apenas jogadores que entraram em campo em pelo menos nove partidas, tendo feito ao menos seis jogos completos em sua respectiva liga, foram incluídos no relatório, que, além de mostrar o jogador mais importante de cada equipe, traz um representante para diferentes categorias.

Os jogadores mais influentes nos resultados de uma equipe são os MVPs; em rigour (RG), são levados em conta os duelos pela bola; recovery (RC) se refere às interceptações; distribution (DS) representa os passes; take on (TK) são os dribles; chance creation (CC) leva em conta assistências; e shooting (SH), por fim, são as finalizações.

Os dados foram levantados tendo em base as partidas disputadas entre 1º de julho e 10 de dezembro de 2019. Separamos abaixo alguns dos destaques dos atuais líderes das cinco grandes ligas, e você pode clicar aqui para conferir a ferramenta completa e fazer suas buscas – basta inserir o nome da equipe na busca.

Confira a ferramenta do CIES

MVPs

Liverpool – Virgil van Dijk

Real Madrid – Toni Kroos

Barcelona – Lionel Messi

Juventus – Miralem Pjanic

Inter – Milan Skriniar

RB Leipzig – Timo Werner

PSG – Marco Verratti

Distribuição (passes)

Liverpool – Fabinho

Real Madrid – Toni Kroos

Barcelona – Sergio Busquets

Juventus – Miralem Pjanic

Inter – Marcelo Brozovic

RB Leipzig – Dayot Upamecano

PSG – Thiago Silva

Recuperação (interceptações)

Liverpool – Joel Matip

Real Madrid – Casemiro

Barcelona – Sergio Busquets

Juventus – Miralem Pjanic

Inter – Diego Godín

RB Leipzig – Nordi Mukiele

PSG – Idrissa Gueye