O melhor jogador da Serie A 2011/12 foi também o motor da Juventus na conquista do Scudetto. Andrea Pirlo chegou de graça do Milan e tomou conta do meio de campo bianconeri. O camisa 21 esteve ausente de apenas uma rodada da competição, ajudando no título invicto com três gols e 14 assistências. Sua maior contribuição, no entanto, veio na cadência de jogo.

Das seis estatísticas levantadas em relação aos passes, Pirlo esteve no pódio em cinco delas. É o campeão em bolas longas por jogo e também está entre os primeiros em cruzamentos, enfiadas e criação de situações de gol. São 86,4 toques por partida, a segunda maior média das grandes ligas. Somente no aproveitamento é que o volante não está no topo. E, covenhamos, com 86,9% de passes corretos, o italiano não tem muito que reclamar.

Outra referência quando o assunto é precisão, Xavi é quem mais encosta na bola, com impressionantes 93,8 passes por jogo – e, ainda assim, mantém 92,7% de acerto. Os únicos a superarem o aproveitamento do blaugrana são Thiago Alcântara e o surpreendente Leon Britton. Sem poder inventar muito nos toques, o volante foi o líder do quesito e ajudou o Swansea a ter a quarta melhor porcentagem de passes corretos da Europa.

Entre os brasileiros, Nenê é o grande destaque, sendo o jogador que mais criou situações de gol para os companheiros ao longo da temporada. Também na Ligue 1, Mathieu Valbuena foi o vice-campeão da categoria. E até Lionel Messi cavou seu espaço, figurando entre aqueles que mais fazem enfiadas de bola, atrás apenas de Francesco Totti.

Porcentagem de passes corretos
1º – Leon Britton (Swansea-ING) – 93,5%
2º – Thiago Alcântara (Barcelona-ESP) – 92,7%
3º – Xavi (Barcelona-ESP) – 92,4%

Quantidade de passes por jogo
1º – Xavi (Barcelona-ESP) – 93,8
2º – Andrea Pirlo (Juventus-ITA) – 86,4
3º – Xabi Alonso (Real Madrid-ESP) – 78

Situações de gol criadas por jogo
1º – Nenê (Paris Saint-Germain-FRA) – 3,7
2º – Andrea Pirlo (Juventus-ITA) – 3,2
2º – Mathieu Valbuena (Olympique de Marseille-FRA) – 3,2

Cruzamentos corretos por jogo
1º – Andrea Cossu (Cagliari-ITA) – 3
2º – Jermaine Pennant (Stoke City-ING) – 2,6
3º – Mathieu Valbuena (Olympique de Marseille-FRA) – 2,5
3º – Andrea Pirlo (Juventus-ITA) – 2,5

Enfiadas de bola por jogo
1º – Francesco Totti (Roma-ITA) – 1,6
2º – Lionel Messi (Barcelona-ESP) – 1,5
3º – Zlatan Ibrahimovic (Milan-ITA) – 0,9
3º – Andrea Pirlo (Juventus-ITA) – 0,9

Bolas longas por jogo
1º – Andrea Pirlo (Juventus-ITA) – 11,2
2º – Thiago Silva (Milan-ITA) – 10,9
3º – Mark van Bommel (Milan-ITA) – 10,4

– Voltar