Os dérbis. Jogos de grande rivalidade entre equipes, geralmente, da mesma região. E temos dois gigantes neste fim de semana, embora um seja mais importante que o outro. O Palmeiras quer manter a liderança. O Corinthians quer encostar na ponta. A Juventus quer manter o começo perfeito de Serie A. A Internazionale precisa embalar. São as duas maiores partidas dos próximos dois dias, junto com o clássico mineiro, entre Cruzeiro e Atlético, a disputa da medalha de ouro no futebol de cinco das Paralimpíadas e o possível rebaixamento da Portuguesa para a quarta divisão.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO DE TV

O jogão

Internazionale x Juventus
Domingo, 13h (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*:  Internazionale (4,24), Juventus (1,95), empate (3,41)

Quando Internazionale e Juventus sobem a um mesmo gramado para o Derby D’Italia, reúnem a tradição e a história de 50 scudettos. Mesmo que atualmente a as duas equipes estejam em momentos muito diferentes, trata-se sempre de uma partida que promete. A Velha Senhora, pentacampeã, chega embalada por três vitórias nas três primeiras rodadas da Serie A, apesar de um decepcionante empate sem gols com o Sevilla, pela Champions League. A Inter teve um começo de temporada bem mais atribulado: foi mal na pré-temporada, demitiu Roberto Mancini em cima da hora e, com Frank de Boer no comando, já soma duas derrotas, para o Chievo, no Italiano, e para o Hapoel Beer Sheva, na Liga Europa. Nada como um clássico para reencontrar o caminho das vitórias.

O clássico

Corinthians x Palmeiras
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Odds Shark*: Corinthians (2,29), Palmeiras (3,10), empate (1,95)

O Corinthians, caso queira manter pretensões de título, não pode desperdiçar a chance de reduzir a distância para o líder neste confronto direto, em casa. Caso o caneco esteja realmente fora do alcance dos comandados de Cristóvão Borges, não pode desperdiçar a chance de atrapalhar a candidatura do maior rival. Em todo o caso: precisa da vitória. O Palmeiras também. Está no fim de uma sequência complicada de cinco partidas (Fluminense, São Paulo, Grêmio e Flamengo). Já somou oito pontos nela, mas foi decepcionante o empate contra o Rubro-Negro carioca, em casa, com um jogador a mais durante boa parte do jogo. Quer jeito melhor de compensar do que ganhando o dérbi? No entanto, não terá Gabriel Jesus e Vitor Hugo. O Corinthians irá sem Fagner.

O cara

Francesco Totti
Fiorentina x Roma
Domingo, 15h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Fiorentina (2,85), Roma (2,53), empate (3,39)

Totti, da Roma (Foto: AP)
Totti, da Roma (Foto: AP)

Totti estreou na temporada esta semana. No domingo, entrou no segundo tempo para decidir o jogo contra a Sampdoria: com uma linda assistência e um gol, virou o jogo para 3 a 2. Na quinta-feira, jogou 18 minutos na fase de grupos da Liga Europa. Será uma arma de Luciano Spalletti no complicado jogo contra a Fiorentina, fora de casa.

Fique de olho

Cruzeiro x Atlético Mineiro
Domingo, 16h (Globo-MG)

São dois rivais com objetivos diferentes: o Atlético Mineiro segue firme na briga pela liderança, a apenas três pontos da primeira colocação, enquanto o Cruzeiro, depois de uma boa arrancada (seis jogos sem perder), foi derrotado nas duas últimas rodadas e ainda precisa se afastar um pouco mais da zona de rebaixamento.

Tombense x Portuguesa
Domingo, 16h (EI Maxx)

A Portuguesa, infelizmente, sempre consegue encontrar um alçapão no fundo do poço. A queda para a Série C já havia sido trágica, e agora, a Lusa corre o risco de ser rebaixada para a quarta divisão, ficando a um passo de não ter calendário para o ano inteiro. E a situação não é nada fácil. Precisa vencer o Tombense, sexto colocado do grupo, fora de casa, e torcer para um tropeço do Macaé contra o Botafogo-SP, terceiro lugar da chave. Conseguirá se salvar?

Leganés x Barcelona
Sábado, 8h (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Leganés (15,85), Barcelona (1,20), empate (7,07)

Quem gosta de acordar cedo em um sabadão (essas pessoas existem, não existem?) poderá acompanhar o Barcelona, embalado pela impiedosa goleada sobre o Celtic, no meio de semana. O trio MSN voltou com tudo, fazendo seis gols na vitória por 7 a 0. E, em La Liga, os catalães vêm de uma derrota surpreendente para o Alavés.

Brasil x Irã

Sábado 17h (SporTV)

As Paralimpíadas do Rio de Janeiro terminam neste final de semana. Entre os eventos dos últimos dias, está a decisão da medalha de ouro do Futebol de Cinco, entre a seleção brasileira, atual tricampeã paralímpica da modalidade, e o Irã. A disputa do bronze, entre China e Argentina, será às 14h. Também vale ficar de olho na decisão do Futebol de Sete: nesta sexta-feira, Ucrânia e Irã disputam o ouro, às 17h.

O brasileiro

Alexandre Pato
Villarreal x Real Sociedad
Domingo, 13h30 (Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*:Villarreal (1,86), Real Sociedad (4,65), empate (3,44)

Alexandre Pato, camisa 10 do Villarreal (Foto: Reprodução/Twitter)
Alexandre Pato, camisa 10 do Villarreal (Foto: Reprodução/Twitter)

Alexandre Pato fez uma grande partida na última quinta-feira, com um gol e uma bela assistência na vitória do Villarreal, por 2 a 1, sobre o Zurique, pela Liga Europa. Já marcou duas vezes com a camisa amarela, mas nunca no Campeonato Espanhol. Foi titular na primeira rodada, reserva na segunda e foi desfalque na terceira. A expectativa é que desencante na quarta, contra a Real Sociedad, no El Madrigal.

O reencontro

Arsenal x Hull City
Sábado, 11h (ESPN)
Cotações da Odds Shark*:Hull City (6,08), Arsenal (1,60), empate (4,09)

A reedição da final da Copa da Inglaterra de 2014, o primeiro título do Arsenal em nove anos, terá um Hull City que, de certa forma, surpreende. Esfacelado, sem contratações, e à venda, o time começou a temporada com duas vitórias, um empate e uma derrota. Até agora, tem exatamente a mesma campanha do Arsenal, que começou mal e tenta emplacar a terceira vitória seguida pela Premier League.

Vale uma zapeada

Toronto x New York Red Bulls
Domingo, 18h
Cotações da Odds Shark*:Toronto (2,29), New York Red Bulls (3,06), empate (3,39)

Um confronto direto pela liderança da Conferência Leste da Major League Soccer. O Toronto, do craque Giovinco, lidera o grupo com 46 pontos e um jogo a menos que o New York Red Bulls, em segundo lugar, com 44 pontos. Esta será a 30ª das 34 rodadas da temporada regular do campeonato americano.

Hertha Berlim x Schalke 04
Domingo, 12h30 (Fox Sports 2)

O Hertha Berlim começou muito bem a Bundesliga, com duas vitórias em duas rodadas. Ganhou do Freiburg e do Ingolstadt. O Schalke 04, por outro lado, está zerado até agora, depois de derrotas para o Bayern de Munique e para o Eintracht Frankfurt. Precisa pontuar logo e por que não começar neste jogo?