Ano de Copa do Mundo normalmente tem um grande número de indicados a prêmios individuais que brilharam no principal torneio de futebol do mundo. Foi assim no prêmio da Fifa, The Best, que inclusive colocou entre os três melhores goleiros jogadores de destaque na Copa, mas que não fizeram uma temporada notável. A escolha de Luka Modric como o vencedor também teve uma grande influência da Copa e foi bastante discutível, pelo menos. O croata está na lista de 30 finalistas da Bola de Ouro, da revista francesa France Football, que voltou a ser separada da Fifa nos últimos dois anos. Historicamente, o prêmio é focado na temporada europeia de clubes. E a lista parece levar isso fortemente em conta.

LEIA TAMBÉM: Bastante influenciada pela Copa, Fifa anuncia indicados ao seu prêmio de melhor do mundo

A começar pelos goleiros. Entre os 30 finalistas, estão o brasileiro Alisson (que estava na Roma e foi para o Liverpool) e Jan Oblak, do Atlético de Madrid, que é esloveno e sequer jogou a Copa. Os outros goleiros na lista são Hugo Lloris, esse sim, provavelmente pelo brilho na Copa, ainda que sua temporada no Tottenham não possa ser acusada de ruim, e Thibaut Courtois, do Chelsea e que se transferiu para o Real Madrid, que fez uma ótima Copa pela Bélgica. Com o desempenho que os quatro tiveram, o favorito destacado é Oblak, que brilhou intensamente e se especulou que poderia até deixar os Colchoneros por uma quantia recorde – o que aconteceu com Alisson.

Os três finalistas do prêmio The Best estão entre os 30 da Bola de Ouro. E pela natureza do prêmio, mais voltada à temporada peloso clubes do que na Copa, Mohamed Salah, do Liverpool, tem mais razões para se animar. Afinal de contas, fez um ano no nível de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Por sinal, os dois estão na lista também e talvez vejamos algo diferente do que apareceu na Fifa justamente porque Messi teve um ano que pode não ter sido o seu melhor na carreira, mas foi excelente. Não será uma surpresa se ele estiver entre os três melhores no final.

Outro que pode pintar, correndo por fora, é Kevin De Bruyne. O belga fez uma temporada fantástica pelo Manchester City. Antoine Griezmann, que teve um bom desempenho pelo Atlético de Madrid e acabou campeão do mundo pela França, também está indicado e é mais um candidato a surpresa. Eden Hazard, do Chelsea, não fez uma grande temporada por clubes e, por isso, é difícil que pinte entre os finalistas, ainda que a sua Copa e seu início de temporada pelo Chelsea estejam em altíssimo nível.

Vale destacar também os brasileiros. Neymar aparece na lista dos 30 melhores, o que leva em conta, claro, a sua boa temporada pelo PSG, que terminou mais cedo do que o esperado por causa da lesão no pé. Além dele, como já vimos, Alisson está indicado pelo seu desempenho excepcional na Roma. Por fim, o lateral esquerdo Marcelo, mais uma vez muito bem pelo Real Madrid na temporada passada, que acabou em título da Champions League. Por fim, Roberto Firmino, outro que fez grande temporada pelo Liverpool, aparece na lista.

Veja a lista completa dos indicados e diga nos comentários se você acha que faltou alguém na lista e quem deveria vencer:

Sergio Agüero (ARG / Manchester City)
Alisson (BRA / Liverpool)
Gareth Bale (GAL / Real Madrid)
Karim Benzema (FRA / Real Madrid)
Edinson Cavani (URU / PSG)
Thibaut Courtois (BEL / Chelsea)
Cristiano Ronaldo (POR / Juventus)
Kevin De Bruyne (BEL / Manchester City)
Roberto Firmino (BRA / Liverpool)
Diego Godin (URU / Atlético de Madrid)
Antoine Griezmann (FRA / Atlético de Madrid)
Eden Hazard (BEL / Chelsea)
Isco (ESP / Real Madrid)
Harry Kane (ING / Tottenham)
N’Golo Kanté (FRA / Chelsea)
Hugo Lloris (FRA / Tottenham)
Mario Mandzukic (CRO / Juventus)
Sadio Mané (SEN / Liverpool)
Marcelo (BRA / Real Madrid)
Kylian Mbappé (FRA / PSG)
Lionel Messi (ARG / Barcelona)
Luka Modric (CRO / Real Madrid)
Neymar (BRA / PSG)
Jan Oblak (ESL / Atlético de Madrid)
Paul Pogba (FRA / Manchester United)
Ivan Rakitic (CRO / Barcelona)
Mohamed Salah (EGI / Liverpool)
Sergio Ramos (ESP / Real Madrid)
Luis Suarez (URU / Barcelona)
Raphaël Varane (FRA / Real Madrid)

Marta entre as 15 finalistas entre as mulheres

Vencedora do Prêmio The Best, da Fifa, Marta chega novamente entre as finalistas. Está entre as 15 nomeadas pelo prêmio feminino, que tem a dominância enorme do Lyon, principal potência do futebol feminino na Europa e campeão da Champions League.

Lucy Bronze (ING / Lyon)

Pernille Harder (DIN / Wolfsburg)

Ada Hegerberg (NOR / Lyon)

Amandine Henry (FRA / Lyon)

Lindsay Horan (EUA / Portland Thorns)

Sam Kerr (AUS / Chicago Red Stars)

Fran Kirby (ING / Chelsea)

Saki Kumagai (JAP / Lyon)

Dzsenifer Marozsan (ALE / Lyon)

Amel Majri (FRA / Lyon)

Marta (BRA / Orlando Pride)

Lieke Martens (HOL / Barcelona)

Megan Rapinoe (EUA / Seattle Reign)

Wendie Renard (FRA / Lyon)

Christine Sinclair (CAN / Portland Thorns)

Prêmio Kopa de melhor jogador jovem (sub-21)

Houssem Aouar (FRA / Lyon)

Trent Alexander-Arnold (ING / Liverpool)

Patrick Cutrone (ITA / Milan)

Ritsu Doan (JAP / Groningen)

Gianluigi Donnarumma (ITA / Milan)

Amadou Haidara (MAL / Red Bull Salzburg)

Justin Kluivert (HOL / Ajax/Roma)

Kylian Mbappe (FRA / Paris Saint-Germain)

Christian Pulisic (EUA / Borussia Dortmund)

Rodrygo (BRA / Santos)


Os comentários estão desativados.