A Bundesliga terá uma casa nova no Brasil na temporada 2020/21. O aplicativo OneFootball, que tem cerca de dois milhões de usuários, terá direito a oito dos nove jogos por rodada, transmitida de forma gratuita. A empresa alemã venceu a concorrência com o grupo Disney, que queria manter o Campeonato Alemão nos seus canais, Fox Sports e ESPN.

Além dos oito jogos transmitidos ao vivo e gratuitamente no OneFootbal, um jogo por rodada ficará disponível para um canal linear. Há uma negociação encaminhada para que esta emissora seja a Band, com uma faixa no domingo às 10h30. O contrato é válido pelas próximas três temporadas, até a temporada 2022/23. Além da Bundesliga, o aplicativo também terá direito de mostrar os jogos da Bundesliga 2, a segunda divisão do país. Esta era uma liga sem transmissão para o Brasil e tem alguns times bastante tradicionais, com o Hamburgo como principal deles.

O acordo foi feito pela Sportfive, empresa que representa a Bundesliga internacionalmente. A empresa será parceira da OneFootball para gerar receita de publicidade no aplicativo. A ideia é atingir um público mais jovem. Além da Bundesliga, o aplicativo já tem os direitos de transmissão da K-League, o Campeonato Coreano, e das Eliminatórias da Champions League. Em anos anteriores, a empresa chegou a se associar a Eleven Sports no Reino Unido para transmitir La Liga, o Campeonato Espanhol, naquele país.

“A Bundesliga há muito tempo tem associado a levar inovação ao futebol e o acordo com o OneFootball, em colaboração com Sportfive, reitera nosso compromisso em utilizar a tecnologia para o bem dos torcedores globalmente. Há uma rica história que liga o futebol alemão e o brasileiro e, com esta parceria, nós podemos garantir que a Bundesliga permaneça uma parte importante da cultura do futebol. Com OneFootball, a Bundesliga fica disponível de graça e com um futebol de alto entretenimento, jogadores do mais alto nível e mais gols por partida que qualquer outra grande liga da Europa, esta parceria é outro passo para chegar a mais torcedores pelo Brasil”, afirmou Robert Klein, CEO da Bundesliga International, em comunicado da liga.

“Nós continuamos a democratizar o futebol. Levar partidas de graça de uma das maiores ligas do mundo para o Brasil, onde o futebol é o esporte mais popular, é realmente empolgante para nós. Ao energizar o cenário de imprensa esportiva tradicional e levar a ação diretamente aos torcedores brasileiros, nós estamos um passo mais perto de nos tornarmos o destino definitivo do futebol para a nova geração”, disse Lucas von Cranach, CEO e fundador do OneFootball.

“Dentro deste cenário de mudança constante e evolução do comportamento de consumo, nós estamos orgulhosos deste modelo de transmissão contemporâneo e inovador. Nossa abordagem implementada de primeiro no digital no final leva a um grande valor para todas as partes envolvidas e cria uma enorme plataforma, adequada para atratividade, poder e alcance internacional da Bundesliga e Bundesliga 2.

O OneFootball é um aplicativo bastante popular no mundo. Segundo dados da própria empresa, são 70 milhões de usuários ao redor do mundo. Além de placares e acompanhamento em tempo real de jogos, também tem conteúdo produzido pela própria equipe do OneFootball e de mais de 13 mil parceiros pelo mundo, sendo a Trivela um deles. O aplicativo está disponível em 12 línguas diferentes e está sediado em Berlim, na Alemanha, com escritórios também em Londres, Nova York, Cidade do México e São Paulo.