Onde assistir

Cruzeiro x Atlético-MG: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Mineiro – 07/04/2024

Veja onde assistir, palpites e escalações de Cruzeiro x Atlético-MG pela final do Campeonato Mineiro

Neste domingo, 7 de abril, o Mineirão vai tremer com o clássico Cruzeiro x Atlético-MG pela grande final do Campeonato Mineiro 2024. A partida está agendada para às 15h30 (horário de Brasília), e vale para o Galo o pentacampeonato seguido, enquanto a Raposa joga pelo empate na busca do 39º título. Na partida de ida, empate em 2 a 2 na Arena MRV.

Cruzeiro: jogando em casa e pelo empate, Raposa é favorita

O Cruzeiro é o segundo maior campeão mineiro com 38 conquistas, mas não levanta o caneco desde 2019. De lá para cá o clube caiu, virou SAF e vem tendo suas contas sanadas por Ronaldo Fenômeno aos poucos, ao mesmo tempo que tenta manter uma equipe competitiva. Em 2023 a Raposa não foi rebaixada de novo por muito pouco, e a vaga na Sul-Americana acabou ficando de ótimo tamanho.

Na partida de ida da final, o Cruzeiro conseguiu um enorme resultado na Arena MRV ao empatar em 2 a 2. Após estar perdendo por 2 a 0, buscou a igualdade no segundo tempo com Dinenno e Jemerson, contra. Quatro dias depois, visitou a Universidad Catolica-EQU pela estreia do Grupo B da Sul-Americana e ficou num empate sem gols, onde o técnico Larcamón usou poucos titulares, dando a entender que terá um time titular mais descansado em casa neste domingo.

Para a decisão contra o maior rival, a Raposa tem como principal dúvida o zagueiro Zé Ivaldo, que saiu lesionado na partida disputada no Equador. Outra indefinição pode estar no ataque e na formação utilizada pelo técnico argentino. A partida deste domingo tem duas novidades fora de campo: o atacante Marcelo Moreno fará sua despedida diante da torcida azul no Mineirão, e a arbitragem será de fora do estado, sendo comandada pelo paulista Flávio Rodrigues de Souza.

Brazil Serie A 16/06/24

E

Vasco da Gama

Vasco da Gama

0

Cruzeiro

Cruzeiro

0

Brazil Serie A 13/06/24

V

Cuiaba

Cuiaba

1

Cruzeiro

Cruzeiro

2

Brazil Serie A 02/06/24

D

Sao Paulo

Sao Paulo

2

Cruzeiro

Cruzeiro

0

Copa Sudamericana 31/05/24

V

Universidad Catolica del Ecuador

Universidad Catolica del Ecuador

0

Cruzeiro

Cruzeiro

1

Copa Sudamericana 17/05/24

V

Union La Calera

Union La Calera

0

Cruzeiro

Cruzeiro

1

Atlético-MG: pelo penta, Galo precisa vencer rival sem sua torcida

O Atlético-MG é com certa folga o maior campeão mineiro. Ao todo são 48 taças desde 1915. Mais recentemente, o Galo ampliou sua liderança e nos últimos quatro anos faturou o Estadual. Foram duas vezes contra o América-MG, uma contra o rival azul e outra diante do Tombense.

Na primeira fase do Campeonato Mineiro este ano, o Atlético-MG teve apenas a terceira melhor campanha geral, e por isso está em desvantagem após o empate em 2 a 2 em casa. No último final de semana, o Atlético-MG perdeu a chance de enfim vencer o rival na nova casa. Mais do que isso, poderia ir para o vestiário com uma goleada histórica encaminhada, mas ficou com um sabor bastante amargo de derrota.

Porém, o Atlético-MG se recuperou pela estreia do Grupo G da Libertadores 2024. Jogando na Venezuela, goleada por 4 a 1 diante do Caracas. Vale destacar que o Galo foi o único time envolvido em finais estaduais que não poupou titulares em sua estreia em torneios da Conmebol e que saiu vitorioso. Mais do que os quatro gols, a atuação foi bastante convincente e dá uma injeção anímica para o comandados de Gabriel Milito. A expectativa fica por conta do meia armador: Igor Gomes pode dar lugar ao ex-palmeirense Gustavo Scarpa na função de abastecer a dupla Paulinho e Hulk.

Brazil Serie A 12/06/24

V

Bragantino

Bragantino

1

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

2

Brazil Serie A 02/06/24

E

EC Bahia

EC Bahia

1

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

1

Copa Libertadores 28/05/24

V

Caracas

Caracas

0

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

4

Copa do Brasil 22/05/24

D

Sport Recife

Sport Recife

1

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

0

Copa Libertadores 14/05/24

D

Penarol

Penarol

2

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

0

Retrospecto Cruzeiro x Atlético-MG: rivais divergem nos números

A disparidade na contagem de partidas entre as duas equipes tem suas raízes no período inicial dos clássicos, que vai de 1921 até meados dos anos 1940, quando não havia o costume de registrar oficialmente os dados e resultados dos jogos em súmulas, mas em ambas as contagens o Galo leva a melhor. Por outro lado, nas 25 vezes em que os rivais decidiram o estadual, o Cruzeiro venceu 14, o Atlético-MG em dez ocasiões, e em 1956 o título foi dividido entre eles.

Brazil Campeonato Mineiro 07/04/24

Cruzeiro

Cruzeiro

1
Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

3

Brazil Campeonato Mineiro 30/03/24

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

2
Cruzeiro

Cruzeiro

2

Brazil Campeonato Mineiro 03/02/24

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

0
Cruzeiro

Cruzeiro

2

Brazil Serie A 22/10/23

Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

0
Cruzeiro

Cruzeiro

1

Brazil Serie A 03/06/23

Cruzeiro

Cruzeiro

0
Atletico Mineiro

Atletico Mineiro

1

Cruzeiro x Atlético-MG: estatísticas e escalações

Escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Mateus Vital; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Juan Dinenno. Técnico: Nicolas Larcamón. 

Escalação do Atlético-MG: Everson; Saravia, Jemerson, Bruno Fuchs e Arana; Battaglia, Otávio, Zaracho e Alan Franco; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito. 

  • O Cruzeiro está há seis jogos sem perder;
  • O Atlético-MG abriu o placar em quatro dos últimos cinco jogos;
  • Cinco das últimas sete partida do Cruzeiro tiveram menos de 2,5 gols;
  • Todos os seis últimos jogos do Atlético-MG tiveram menos de 10,5 escanteios;
  • Já em oito das últimas dez partidas do Cruzeiro houve menos de 10,5 escanteios.

Cruzeiro x Atlético-MG: veja onde assistir ao vivo

  • Globo – Principal canal da TV aberta no Brasil, detém os direitos do Campeonato Mineiro, onde exibirá o clássico em sua praça de Minas Gerais;
  • SporTV – Canal da TV fechada também pertencente ao Grupo Globo;
  • Premiere – Serviço de pay-per-view que exibe as principais partidas envolvendo times brasileiros.

O clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG pela final do Campeonato Mineiro 2024 terá transmissão ao vivo para todo Brasil em TV aberta na Globo (apenas MG), na TV fechada no SporTV, e via pay-per-view no Premiere.

Palpites para Cruzeiro x Atlético-MG

De um lado, o Atlético-MG claramente parece uma equipe mais ofensiva sob a gestão Milito, e a goleada pela Libertadores eleva bastante a moral do grupo, enquanto o Cruzeiro tem o melhor ataque do torneio (18) e Dinenno em boa fase. Assim como na partida de ida, observamos uma excelente cotação para o duelo ter muitos gols, sobretudo na primeira etapa. O Galo venceu o primeiro tempo em quatro dos últimos cinco jogos, e o Cruzeiro marcou pelo menos um gol até o intervalo em quatro das últimas seis partidas.

Foto de Bruno Menezes

Bruno Menezes

Jornalista pela Fiam-Faam, onde atua como embaixador do curso e pesquisador na área de mídias sociais digitais. Acredita que o futebol é um microcosmo da sociedade que o rodeia. Cobriu a Copa do Mundo de 2022, além da cobertura dos principais clubes nacionais de futebol masculino e feminino, inloco e da redação, e dos casos Robinho e Daniel Alves. Já colaborou com Editora Abril (Guia do Estudante) e Portal UOL (Editoria de Esportes). Bidou no Trivela em 2023.
Botão Voltar ao topo