Cruzeiro x Atlético-MG: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Mineiro – 07/04/2024
Veja onde assistir, palpites e escalações de Cruzeiro x Atlético-MG pela final do Campeonato Mineiro

Neste domingo, 7 de abril, o Mineirão vai tremer com o clássico Cruzeiro x Atlético-MG pela grande final do Campeonato Mineiro 2024. A partida está agendada para às 15h30 (horário de Brasília), e vale para o Galo o pentacampeonato seguido, enquanto a Raposa joga pelo empate na busca do 39º título. Na partida de ida, empate em 2 a 2 na Arena MRV.
Cruzeiro: jogando em casa e pelo empate, Raposa é favorita
O Cruzeiro é o segundo maior campeão mineiro com 38 conquistas, mas não levanta o caneco desde 2019. De lá para cá o clube caiu, virou SAF e vem tendo suas contas sanadas por Ronaldo Fenômeno aos poucos, ao mesmo tempo que tenta manter uma equipe competitiva. Em 2023 a Raposa não foi rebaixada de novo por muito pouco, e a vaga na Sul-Americana acabou ficando de ótimo tamanho.
Na partida de ida da final, o Cruzeiro conseguiu um enorme resultado na Arena MRV ao empatar em 2 a 2. Após estar perdendo por 2 a 0, buscou a igualdade no segundo tempo com Dinenno e Jemerson, contra. Quatro dias depois, visitou a Universidad Catolica-EQU pela estreia do Grupo B da Sul-Americana e ficou num empate sem gols, onde o técnico Larcamón usou poucos titulares, dando a entender que terá um time titular mais descansado em casa neste domingo.
Para a decisão contra o maior rival, a Raposa tem como principal dúvida o zagueiro Zé Ivaldo, que saiu lesionado na partida disputada no Equador. Outra indefinição pode estar no ataque e na formação utilizada pelo técnico argentino. A partida deste domingo tem duas novidades fora de campo: o atacante Marcelo Moreno fará sua despedida diante da torcida azul no Mineirão, e a arbitragem será de fora do estado, sendo comandada pelo paulista Flávio Rodrigues de Souza.
Brazil Serie A 28/11/24
E

Gremio
1

Cruzeiro
1
Copa Sudamericana 23/11/24
D

Racing Club
3

Cruzeiro
1
Brazil Serie A 20/11/24
D

Corinthians
2

Cruzeiro
1
Brazil Serie A 09/11/24
V

Criciuma
1

Cruzeiro
2
Brazil Serie A 07/11/24
D

Flamengo
1

Cruzeiro
0
Atlético-MG: pelo penta, Galo precisa vencer rival sem sua torcida
O Atlético-MG é com certa folga o maior campeão mineiro. Ao todo são 48 taças desde 1915. Mais recentemente, o Galo ampliou sua liderança e nos últimos quatro anos faturou o Estadual. Foram duas vezes contra o América-MG, uma contra o rival azul e outra diante do Tombense.
Na primeira fase do Campeonato Mineiro este ano, o Atlético-MG teve apenas a terceira melhor campanha geral, e por isso está em desvantagem após o empate em 2 a 2 em casa. No último final de semana, o Atlético-MG perdeu a chance de enfim vencer o rival na nova casa. Mais do que isso, poderia ir para o vestiário com uma goleada histórica encaminhada, mas ficou com um sabor bastante amargo de derrota.
Porém, o Atlético-MG se recuperou pela estreia do Grupo G da Libertadores 2024. Jogando na Venezuela, goleada por 4 a 1 diante do Caracas. Vale destacar que o Galo foi o único time envolvido em finais estaduais que não poupou titulares em sua estreia em torneios da Conmebol e que saiu vitorioso. Mais do que os quatro gols, a atuação foi bastante convincente e dá uma injeção anímica para o comandados de Gabriel Milito. A expectativa fica por conta do meia armador: Igor Gomes pode dar lugar ao ex-palmeirense Gustavo Scarpa na função de abastecer a dupla Paulinho e Hulk.
Brazil Serie A 27/11/24
D

EC Juventude
3

Atletico Mineiro
2
Brazil Serie A 24/11/24
E

Sao Paulo
2

Atletico Mineiro
2
Brazil Serie A 21/11/24
E

Botafogo
0

Atletico Mineiro
0
Brazil Serie A 16/11/24
D

Athletico Paranaense
1

Atletico Mineiro
0
Brazil Serie A 13/11/24
E

Flamengo
0

Atletico Mineiro
0
Retrospecto Cruzeiro x Atlético-MG: rivais divergem nos números
A disparidade na contagem de partidas entre as duas equipes tem suas raízes no período inicial dos clássicos, que vai de 1921 até meados dos anos 1940, quando não havia o costume de registrar oficialmente os dados e resultados dos jogos em súmulas, mas em ambas as contagens o Galo leva a melhor. Por outro lado, nas 25 vezes em que os rivais decidiram o estadual, o Cruzeiro venceu 14, o Atlético-MG em dez ocasiões, e em 1956 o título foi dividido entre eles.
Brazil Campeonato Mineiro 07/04/24

Cruzeiro

Atletico Mineiro
Brazil Campeonato Mineiro 30/03/24

Atletico Mineiro

Cruzeiro
Brazil Campeonato Mineiro 03/02/24

Atletico Mineiro

Cruzeiro
Brazil Serie A 22/10/23

Atletico Mineiro

Cruzeiro
Brazil Serie A 03/06/23

Cruzeiro

Atletico Mineiro
Cruzeiro x Atlético-MG: estatísticas e escalações
Escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Mateus Vital; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Juan Dinenno. Técnico: Nicolas Larcamón.
Escalação do Atlético-MG: Everson; Saravia, Jemerson, Bruno Fuchs e Arana; Battaglia, Otávio, Zaracho e Alan Franco; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
- O Cruzeiro está há seis jogos sem perder;
- O Atlético-MG abriu o placar em quatro dos últimos cinco jogos;
- Cinco das últimas sete partida do Cruzeiro tiveram menos de 2,5 gols;
- Todos os seis últimos jogos do Atlético-MG tiveram menos de 10,5 escanteios;
- Já em oito das últimas dez partidas do Cruzeiro houve menos de 10,5 escanteios.
Cruzeiro x Atlético-MG: veja onde assistir ao vivo
- Globo – Principal canal da TV aberta no Brasil, detém os direitos do Campeonato Mineiro, onde exibirá o clássico em sua praça de Minas Gerais;
- SporTV – Canal da TV fechada também pertencente ao Grupo Globo;
- Premiere – Serviço de pay-per-view que exibe as principais partidas envolvendo times brasileiros.
O clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG pela final do Campeonato Mineiro 2024 terá transmissão ao vivo para todo Brasil em TV aberta na Globo (apenas MG), na TV fechada no SporTV, e via pay-per-view no Premiere.
Palpites para Cruzeiro x Atlético-MG
Palpite 1
VS
Ambas equipes marcam
1,82
Palpite 2
VS
Para o jogo ter entre 3 e 5 gols
2,15
Palpite 3
VS
Mais de 0,75 gols asiáticos no 1º tempo
1,67
De um lado, o Atlético-MG claramente parece uma equipe mais ofensiva sob a gestão Milito, e a goleada pela Libertadores eleva bastante a moral do grupo, enquanto o Cruzeiro tem o melhor ataque do torneio (18) e Dinenno em boa fase. Assim como na partida de ida, observamos uma excelente cotação para o duelo ter muitos gols, sobretudo na primeira etapa. O Galo venceu o primeiro tempo em quatro dos últimos cinco jogos, e o Cruzeiro marcou pelo menos um gol até o intervalo em quatro das últimas seis partidas.