Omonia, do Chipre, elimina o Estrela Vermelha nos pênaltis; Midtjylland e Ferencváros também avançam Champions

Sem o Marakana e sua apaixonada torcida, o Estrela Vermelha foi eliminado na terceira fase preliminar da Champions League e não disputará a fase de grupos da próxima temporada. Perdeu nos pênaltis para o Omonia Nicosia, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Os cipriotas passaram pela primeira vez aos playoffs da principal competição europeia, última fase classificatória antes dos grupos.

O Omonia era líder do Campeonato Cipriota, empatado em pontos com o Anorthosis Famagusta, quando a liga nacional foi interrompida pela pandemia de coronavírus. Não houve sequência ao campeonato, que terminou sem título ou rebaixados, mas ele acabou ficando com a vaga na Champions League.

Eliminou o Ararat, da Armênia, e o Légia Varsóvia, da Polônia, antes de encarar o Estrela Vermelha, que havia participado das últimas duas fases de grupo após um longo jejum. E abriu o placar, aos 30 minutos, com um gol bem bizarro. O escanteio foi cobrado bem fechado da esquerda e ameaçava se tornar um gol olímpico. O goleiro Milan Borjan, porém, espalmou contra a própria trave, e o rebote bateu Michael Lüfner antes de entrar.

Marko Ivanovic empatou de cabeça. A partida seguiu empatada na prorrogação e, na disputa de pênaltis, os dois lados acertaram as quatro primeiras cobranças, mas Diego Falcinelli e Milos Degenerek desperdiçaram para o Estrela Vermelha. Duas defesas do goleiro Fabiano.

.

O Ferencváros segue em uma excelente caminhada. Depois de ter eliminado o Celtic na fase anterior, derrubou também o Dínamo Zagreb, havia feito uma participação interessante na fase de grupos da última Champions League. Abriu o placar antes dos dois minutos, com Gergo Lovrencsics completando o cruzamento de Tokmac Chol Nguen na boca do gol.

Os croatas empataram ainda no primeiro tempo. Arijan Ademi apareceu na primeira trave para desviar a cobrança de escanteio, que bateu em Myrto Uzuni antes de entrar. O volante, porém, se redimiu com um belo gol. Foi mais rápido que todo mundo para interceptar a bola no meio-campo, deixou o marcador comendo poeira e invadiu a área. Bastou tocar na saída do goleiro para garantir a vitória do Ferencváros.

Ferencvaros [2] Dinamo Zagreb 1 – Myrto Uzuni 65’ from r/soccer

Nos outros jogos do dia, o Midtjylland derrotou o Young Boys, por 3 a 0, o Molde passou pelo Qarabag, nos pênaltis, e o Maccabi Tel-Aviv venceu o Dínamo Brest, de Belarus, por 1 a 0, que serão disputados em duas partidas. Até aqui, por causa da pandemia, as fases preliminares foram realizadas em jogo único.

Assim ficaram os confrontos dos playoffs da Champions League:

22/09 – 30/09:

Slavia Praga (TCH) x Midtjylland (DIN)
Maccabi Tel Aviv (ISR) x Red Bull Salzburg (AUT)
Krasnodar (RUS) x PAOK (GRE)

23/09 – 29/09:

Olympiacos (GRE) x Omonia Nicosia (CYP)
Molde (NOR) x Ferencváros (HUN)
Gent (BEL) x Dìnamo Kiev (UCR)

.