Antes da final da Copa das Confederações, houve uma chuva de reclamações da imprensa espanhola contra o Brasil. As queixas eram de que existiu uma tentativa de desestabilizar a Fúria em sua campanha na Copa das Confederações. Antes da decisão do torneio, ao menos, esse discurso ficou de lado diante do grande jogo que acontecerá no Maracanã.

Embora o Brasil não tenha passado das quartas de final nas últimas duas Copas do Mundo, o jogo entre espanhóis e brasileiros é colocado como a disputa pela hegemonia do futebol mundial. E as expectativas em cima de Neymar, sobretudo, são grandes, já que o camisa 10 brasileiro e Andrés Iniesta são os únicos que aparecem em todas as capas.

Marca

Marca

O periódico esportivo mais famoso da Espanha destaca a “Hora da Glória”. O Cristo Redentor é colocado como mediador do duelo que definirá o dono do “trono do futebol mundial”, enquanto Neymar e Iniesta são os protagonistas. Voltado para o público de Madri, o jornal também não esquece do Real Madrid, com uma frase de Vicente Del Bosque sobre Casillas.

As

as

Outro jornal madrilenho, o As se centraliza no Maracanã como palco que “ditará a sentença”, destacando uma frase de Vicente Del Bosque sobre o estádio. Iniesta, Sergio Ramos, Neymar e Paulinho são os candidatos ao prêmio de melhor jogador do torneio. Além disso, a página também destaca as apostas sobre a final.

Mundo Deportivo

mundo

O jornal catalão, como de costume, se baseia no Barcelona para fazer seu discurso. É a “Festa no Maracanã”, com as fotos de Neymar, Iniesta, Xavi, Busquets e Piqué, titulares blaugranas que também estarão em campo na decisão da Copa das Confederações – “Neymar versus La Masia” é o que diz o carimbo sobre a montagem.

Sport

sport
Também catalão, mas um pouco mais neutro quanto ao barcelonismo, o Sport coloca o “Duelo Total”, com Neymar e Iniesta em busca do prêmio de craque do torneio. O periódico também exalta a Copa das Confederações como “único título que falta à Espanha”. Além disso, especula a possível ida de Thiago Silva ao Barça.

El País

Principal jornal espanhol, o El País não destaca a final da Copa das Confederações em sua capa. Apesar disso, o caderno de esportes é totalmente voltado ao jogo. A principal matéria destaca “A Espanha mais brasileira encara o outro Brasil”, falando sobre a mudança no estilo de jogo dos dois times. Também dá ênfase a Neymar em “O resgate do filé de borboleta”, em matéria que entrevista os técnicos do atacante nas seleções de base para falar de sua técnica.