Não é sempre que temos o lançamento de bolas que prometem um avanço significativo em relação às suas predecessoras, mas a Nike garante que este é o caso de sua nova Nike Flight Ball, anunciada nesta segunda-feira (29). O seu ponto principal é a maior consistência de voo.

Por consistência de voo, entende-se a frequência com que a bola toma certa direção desejada para cada chute de um jogador. A Nike afirma que a nova Flight tem uma consistência de voo 30% maior em relação aos últimos lançamentos da marca.

Para se chegar ao modelo revelado nesta segunda-feira, a empresa afirma ter feito um total de 69 iterações da bola ao longo de oito anos de pesquisa. Cada uma delas passou por diversos testes, somando um total de milhares de horas de trabalho no laboratório da companhia. Evidentemente, a Nike ouviu atletas profissionais, mais especificamente 800 deles, para coletar feedback e chegar ao resultado final.

Visualmente, já podemos encontrar um padrão de textura distinto em relação ao que já vimos até agora. Este desenho é impulsionado pela ideia de desempenho e se chama Nike AerowSculpt, uma nova tecnologia de aerodinâmica própria da empresa que promete reduzir a oscilação da trajetória da bola e criar voos mais consistentes e previsíveis.

Por fim, para melhorar o contato com a bola, a Nike Flight vem com 40% menos pontos de costura do que a Nike Merlin, usada desde 2018.

Embora ainda não tenhamos confirmação oficial, a nova bola deverá estar presente na próxima temporada de campeonatos que têm parceria com a Nike, como a Premier League.