Em qualquer pé que você desse a bola para Pavel Nedved, o espetáculo acontecia. É difícil encontrar um jogador que demonstre tanta qualidade em ambas as pernas. Tanta magia. Porque se o tcheco era um craque completo, suas qualidades mereciam ser medidas em dobro, considerando a capacidade tanto na esquerda quanto na direita. Dribles, passes, finalizações, cruzamentos, domínios: o meio-campista oferecia classe a qualquer tipo de lance. E, assim, fez muita gente se encantar com seu futebol. Torcedores de Sparta Praga, Juventus, Lazio e República Tcheca um pouco mais. Mas não é preciso estar do mesmo lado para saber apreciar um grande.

As virtudes de Nedved, de qualquer forma, não se limitavam apenas ao seu talento. A energia que o tcheco oferecia em campo durante os 90 minutos, imparável, era bastante notável. Mas elas também iam além de seu físico. Basta notar o caráter do ídolo que permaneceu na Juventus, mesmo depois da queda à Serie B em 2006. E que, tamanha dedicação à Velha Senhora, não só recebeu uma tocante despedida quando pendurou as chuteiras em 2009, como também passou a integrar os bastidores dos bianconeri. Hoje, atuando como dirigente, é um dos principais responsáveis pelo sucesso do clube.

Nesta quarta, Nedved completa 45 anos de idade. Em homenagem a tamanha lenda, relembramos todos os seus gols no campeonato em que ele mais foi feliz: a Serie A. Campeão por Lazio e Juventus, o meia acumulou 73 gols. Os tentos estão divididos em três vídeos: