O Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) realizou um estudo com jogadores menores de 20 anos em 22 competições europeias para determinar quais são os 50 jovens mais promissores do continente. Levou em consideração, principalmente, os minutos disputados por esses atletas, o nível esportivo das ligas e os resultados obtidos pelos times dos observados.

LEIA MAIS: O elenco mais valioso do mundo é o do Manchester City – e quatro superam € 1 bilhão

Com esses critérios, o estudo separou os jogadores em três grupos. No principal, de cinco estrelas, estão dez garotos que devem se estabelecer nos melhores times da Europa, liderados por Gianluigi Donnarumma, o goleiro Alban Lafont, do Toulouse, e Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain.

Os 18 jogadores que estão na categoria quatro estrelas têm possibilidades concretas de passar boa parte da carreira nos campeonatos mais competitivos da Europa. Os outros, da categoria três estrelas, estão em “posição favorável para ficar ou alcançar os primeiros níveis da pirâmide do futebol”.

A edição deste estudo ano passado foi um pouco diferente. Separou os jogadores por ano de nascimento (1996, 1997, 1998 e 1999) e estabeleceu qual deles já havia adquirido mais experiência. Dele Alli, Pulisic, Renato Sanches e Donnarrumma lideraram suas categorias.

Veja os 50 jogadores determinados pelo Observatório do Futebol: