A primeira fase da Copa da Alemanha costuma ser uma barbada aos clubes da primeira divisão. Podem até jogar fora de casa, mas o nível do desafio é mínimo, diante de adversários muitas vezes amadores. Neste sábado, a maioria absoluta das equipes da elite carimbou a classificação. Mas não todas. O Mainz 05 perdeu por 2 a 0 para o Kaiserslautern, dentro do Estádio Fritz Walter – um resultado até compreensível, por mais que os Diabos Vermelhos atualmente figurem na terceira divisão. Já a grande zebra ficou por conta do Augsburg. Os bávaros visitaram o SC Verl, da quarta divisão, e precisaram engolir a seco a derrota por 2 a 1.

O feito do Verl não é tão raro assim. Na temporada passada, o Ulm 1846 protagonizou uma proeza similar: o representante da quarta divisão eliminou o Eintracht Frankfurt. Apesar disso, não deixa de ser um resultado expressivo à equipe de parca tradição. Fundado em 1924, o Verl nunca passou da terceirona. Além disso, havia figurado na Copa da Alemanha em somente outras cinco oportunidades, a última delas em 2010. A melhor lembrança dos torcedores acontecera em 1999, quando os alvinegros despacharam o Borussia Mönchengladbach nos pênaltis. Ex-defensor da seleção, Arne Friedrich vivia o início de sua carreira e fazia parte daquele time.

Para retornar à DFB Pokal em 2019/20, o Verl conquistou uma das duas vagas dedicadas aos representantes da Vestfália. Parecia não configurar uma grande ameaça ao Augsburg, após encerrar a última edição da Regionalliga West (sua seção regional na quarta divisão) na sétima colocação. Porém, a façanha aconteceu diante dos pouco mais de 4 mil presentes na Sportclub Arena. Os anfitriões abriram o placar aos oito minutos, graças a um gol contra de Marek Suchy. Ampliaram aos 23, com Ron Schallenberg. Os bávaros tentaram reagir, mas só descontaram aos 38 do segundo tempo, em cobrança de pênalti de André Hahn. Não evitaram o milagre dos nanicos.

O adversário do Verl na segunda fase ainda será sorteado. A mera oportunidade de avançar, ainda assim, é valiosíssima ao clube de pouca expressão. De resto, os outros times da elite avançaram neste sábado pela Copa da Alemanha. Bayer Leverkusen, Schalke 04 e Werder Bremen golearam. Quem mais passou apuros foi o Hoffenheim, que só eliminou nos pênaltis o Würzburger Kickers, da terceira divisão. Outras 16 partidas desta etapa da Pokal acontecerão até a próxima segunda-feira.