O Campeonato Ucraniano voltou neste final de semana, e logo com o clássico entre Shakhtar x Dynamo Kiev. O penúltimo duelo entre os rivais pela liga nesta temporada, no fim das contas, aproximou bastante o clube de Donetsk do tetracampeonato nacional. A partida aconteceu em Kharkiv, onde o Shakhtar manda seus jogos por conta da guerra civil ucraniana, e os anfitriões aproveitaram o mando de campo: venceram por 3 a 1, com participação decisiva dos brasileiros do elenco. Com o resultado, a equipe de Luís Castro abre uma vantagem de 16 pontos na liderança da competição.

O Shakhtar tinha seis jogadores nascidos no Brasil em sua escalação inicial: Ismaily, Dodô, Taison e Alan Patrick, além dos naturalizados Marlos e Júnior Moraes. O Dynamo, entretanto, começou bem melhor a partida e teve até mesmo um gol anulado durante o primeiro tempo. O clube de Kiev abriria o placar aos 38 minutos, em bela cabeçada de Vitaliy Buyalskyi, passando às costas da zaga. Ao menos, não demorou para o Shakhtar buscar o empate. Um minuto depois, Marlos tabelou com Júnior Moraes e arriscou o chute de fora da área, mandando a bola no cantinho do goleiro Georgiy Bushchan.

Já durante o segundo tempo, o Shakhtar conseguiu impor seu jogo ofensivo e construiu a virada. Aos 22, Marlos faria também o segundo, em mais uma combinação com Dodô e Júnior Moraes, antes de acertar o chute colocado de dentro da área. O terceiro aconteceu aos 29, a partir de uma ótima arrancada de Ismaily pela esquerda, puxando o contra-ataque. O lateral tabelou com Marco Antônio, que saíra do banco pouco antes. O jovem meia revelado pelo Athletico Paranaense carimbou a trave na primeira tentativa, mas ainda conseguiu aproveitar a sobra para estufar as redes.

”Estamos passando por um momento complicado e muitas famílias perderam pessoas especiais. Sabemos que são necessários diversos cuidados e que devemos nos preocupar com a saúde em primeiro lugar, mas é muito bom poder voltar a fazer o que a gente ama, que é jogar futebol. Mesmo sem público, a sensação de entrar em campo foi ótima e, apesar da falta de ritmo, a gente conseguiu jogar bem e vencer o nosso grande rival. Pena que o estádio estava vazio, mas é preciso respeitar as orientações de saúde e só voltar à normalidade após termos passado por essa crise”, afirmou Marlos, depois da partida.

O Shakhtar soma 62 pontos, contra 46 do Dynamo Kiev. E o clube da capital caiu à quarta colocação na tabela. Levando a melhor nos critérios de desempate, Zorya Luhansk e Desna Chernihiv aparecem logo à frente. O Campeonato Ucraniano realiza no momento seu hexagonal decisivo, com mais oito rodadas para o final da campanha. Assim como outras competições pela Europa, os jogos acontecem com portões fechados e os jogadores seguem um estrito protocolo para evitar o contágio do coronavírus.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore