O show tem que continuar, disse o poeta um dia, e o futebol leva o lema a sério. A bola continua rolando. Sempre. através do Natal, através do Réveillon. E quem tem a sorte de tirar folga nessa época, ou pelo menos aproveitar o marasmo da última semana de dezembro para trabalhar mais tranquilamente, quer saber o que haverá de futebol à disposição para assistir. Confesso: a coisa está meio parada este ano. Diferente de 2015, não haverá Campeonato Espanhol, Copa da França ou Campeonato Português. Mas o Reino Unido sempre salva, com duas rodadas de Premier League e um clássico entre Rangers e Celtic. E mais algumas coisinhas.

24 de dezembro
O Bolívar era campeão até os 56 minutos do segundo tempo da última rodada do Boliviano
O Bolívar era campeão até os 56 minutos do segundo tempo da última rodada do Boliviano

Em uma discussão que envolveu a Liga Profissional da Bolívia, Bolívar e The Strongest ficou decidido que a finalíssima do campeonato nacional será realizada na véspera de Natal, às 14h (horários sempre de Brasília). Os dois times terminaram o Apertura com o mesmo número de pontos, depois um jogo maluco do Bolíviar contra o Sport Boys Warnes. A Série B do Campeonato Italiano tem rodada completa e um confronto direto interessante entre o Frosinone, segundo colocado, e o Benevento, terceiro. O líder Verona enfrenta o Carpi, sexto, fora de casa. De manhã, às 10h30, a dupla de grandes da Escócia entra em campo pelo Campeonato Escocês. O Celtic, invicto, com 16 vitórias e um empate, enfrenta o vice-lanterna Hamilton Academical para manter a boa fase. O Rangers, em segundo lugar a 14 pontos da ponta, joga contra o último colocado Imverness, em casa. Ainda não acabou: a Copa do Imperador agita a madrugada com a disputa das quartas de final. E na Turquia, o Besiktas pode igualar o número de pontos líder Istambul Basaksehir se vencer o Gaziantepspor, em casa.

25 de dezembro
A torcida do América-MEX no Azteca (Foto: AP)
A torcida do América-MEX no Azteca (Foto: AP)

Quatro partidas das oitavas de final da Copa do Egito entre a manhã e a tarde, para deixar passando no computador enquanto o almoço de natal é preparado e consumido. Ou, se você tiver gostos menos peculiares, pode acompanhar cinco partidas do Campeonato Turco, inclusive o Galatasaray, terceiro colocado, recebendo o Alanyaspor. À noite, o bicho pega: o estádio Universitário receberá a finalíssima do Apertura do Campeonato Mexicano, entre América e Tigres. O jogo de ida, no Azteca, foi 1 a 1.

26 de dezembro
Cesc Fàbregas, do Chelsea
Cesc Fàbregas, do Chelsea

As palavras “boxing day” são música para os ouvidos de quem gosta de futebol inglês. Todo mundo vai a campo: League Two, League One, Championship e, claro, Premier League. Quer dizer, quase todo mundo porque algumas partidas foram remarcadas para terça e quarta-feira, então não teremos rodada completa. Mas ainda teremos muita coisa. O líder Chelsea tenta a 12ª vitória seguida contra o Bournemouth, em Stamford Bridge, e também haverá um duelo interessante entre Manchester City e West Brom, oitavo colocado. O Manchester United recebe o Sunderland, e o City viaja para enfrentar o lanterninha Hull City. Há duas partidas do Campeonato Australiano (Newcastle Jets x Wellington Phoenix e Adelaide United x Sydney) e, na Turquia, o Fenerbahçe enfrenta o Trabzonspor fora de casa. Na preparação para a Copa Africana de Nações, a Costa do Marfim joga amistoso contra o Zimbabwe.

27 de dezembro
klopp
Klopp, técnico do Liverpool

Um dia bem parado, com exceção de um jogo isolado de Premier League entre Liverpool e Stoke City, em Anfield. A liga belga é retomada com Genk x Gent e o Standard Liège contra o Sint-Truiden. A A-League segue com o duelo entre Melbourne e Perth Glory. Na segunda fase da Copa da Turquia, o Besiktas recebe o Boluspor. Quem quiser um jogo de bola ainda mais alternativo pode procurar um jeito de assistir a um amistoso internacional entre Nicarágua e Trinidad & Tobago.

28 de dezembro
Sneijder, do Galatasaray
Sneijder, do Galatasaray

Mais Premier League: o Southampton, sétimo colocado, recebe o Tottenham, quinto, em um jogo interessantíssimo, mas que promete ser travado porque nenhum dos dois times estão entre os melhores ataques da Inglaterra – os Spurs, com 29 gols, têm o pior sistema ofensivo entre os cinco primeiros, e os Saints, com 17, o quinto pior da liga. Mantendo-se na ilha, na Escócia, o Celtic recebe o Ross County, e o Rangers viaja para enfrentar o St. Johnstone. Segue a segunda fase da Copa da Turquia, com Tuzlaspor x Galatasaray. Tem mais um joguinho na Austrália, entre Melbourne Victory e Central Coast Mariners, e na Série B da Itália, com Spezia e Vicenza.

29 de dezembro
benfica
O Benfica volta a campo

O destaque é o retorno do futebol português, com a fase de grupos da Copa da Liga. O Porto recebe o Feirense, e o Benfica, o Paços de Ferreira. Ainda em copas, o Fenerbahçe joga em casa contra o Menemen Belediyespor, na Turquia. Um grande duelo será realizado no Egito: o líder Al Ahly enfrenta o Zamalek, terceiro colocado, fora de casa. Na Inglaterra, dois clubes que já foram habituados a disputar a primeira divisão e a conquistar torneios nacionais jogam pela segunda divisão. Em Birmingham, o Aston Villa enfrenta o Leeds United.

30 de dezembro
Ronald Koeman, novo técnico do Everton (Foto: AP)
Ronald Koeman, técnico do Everton (Foto: AP)

Retorna a Premier League. O Everton viaja para enfrentar o Hull City, que tem um calendário bem complicadinho no final do ano. Há um amistoso curioso na Arábia Saudita entre Al Ittihad e Atlético de Madrid. Completa-se a 21ª rodada da Série B do Campeonato Italiano, com o Verona recebendo o Cesena. Na Copa da Liga de Portugal, um Sporting desesperadamente precisando de mais uma vitória para afastar um princípio de crise enfrenta o Varzim. A segunda divisão inglesa tem outra partida interessante, entre o líder Newcastle e o bicampeão europeu Nottingham Forest.

31 de dezembro
celtic
O segundo Old Firm da liga escocesa será no último dia do ano

Tem um joguinho legal na Inglaterra no último dia do ano: Liverpool versus Manchester City, Jürgen Klopp contra Pep Guardiola, segundo colocado contra terceiro colocado (posições anteriores à rodada do Boxing Day). Nada mal, certo? Ainda tem o Chelsea, contra o Stoke City, e o Manchester Unitend enfrentando o Middlesbrough. Calma que o futebol britânico é a salvação do fim do ano: a Escócia nos apresenta apenas o segundo Old Firm da liga nacional, entre Rangers e Celtic. A partida do turno foi 5 a 1 para a equipe de Brendan Rodgers. Vamos ao Marrocos para outro jogo interessante. O líder Difaa El Jadida recebe o Raja Casablanca, terceiro colocado com três pontos a menos e um jogo a mais que o primeiro colocado.

1º de janeiro
Tottenham 2 x 2 Arsenal (Foto: AP)
Tottenham e Arsenal estarão em campo em 1º de janeiro (Foto: AP)

Convenhamos: já tivemos fins de ano mais animados. O primeiro dia de 2017 coloca em campo a dupla do norte de Londres, com o Tottenham, fora de casa, contra o Watford, pela Premier League. E o Arsenal recebe o Crystal Palace, no Emirates. E meio que para por aí. O Hapoel Beer Sheva, líder de Israel, enfrenta o Ashdod, antepenúltimo colocado. O Al Nassr, quarto da Arábia Saudita, mede forças com o At-Ettifaq. Além de mais dois duelos na Austrália, será disputada uma das semifinais da Copa do Imperador, duelo ainda indefinido.

Confira a data de retorno de outras competições importantes:

Espanha: 06/01
Itália:
07/01
França: 13/01
Holanda: 13/01
Alemanha: 20/01
Primeira Liga: 22/01
Libertadores: 23/01
Copa do Nordeste: 26/01
Campeonato Carioca, Mineiro, Gaúcho, Paranaense, Catarinense e Baiano: 29/01
Campeonato Paulista: 05/02
Campeonato Argentino: 05/02
Champions League:
14/02
Liga Europa: 16/02