O Revierderby é sempre uma atração à parte na Bundesliga. O clássico entre Schalke 04 e Borussia Dortmund vale demais às torcidas, naquela que costuma ser considerada a maior rivalidade do país. Porém, os gols ficaram em falta desta vez, no intenso empate por 0 a 0 dentro da Veltins Arena. Depois da histórica vitória por 4 a 2 no clássico de abril, que tirou as chances de título dos aurinegros dentro do Signal Iduna Park, os Azuis Reais desperdiçaram uma ótima oportunidade de triunfar. Foram melhores e criaram um punhado de lances perigosos, mas falharam demais nas conclusões.

A primeira chance do jogo seria do Borussia Dortmund, quando Jadon Sancho soltou a bomba e forçou uma ótima defesa de Alexander Nübel. Ainda assim, o estilo de jogo do Schalke 04 se encaixou melhor no clássico. Com menos posse de bola, o time de David Wagner atacava com mais objetividade e logo passou a ameaçar a meta de Marwin Hitz. Depois de alguns arremates, a superioridade pareceu concreta no instante em que Salif Sané carimbou a trave aos 28. Cinco minutos depois, Suat Serdar também esbarrou no poste, ao tentar aproveitar uma trapalhada dos adversários.

O garoto Rabbi Matondo dava muito trabalho à zaga do Borussia Dortmund, abusando de sua velocidade para escapar da marcação. No entanto, o galês mostrava como ainda precisa aprimorar suas finalizações e perdoou os rivais algumas vezes. Na volta ao segundo tempo, os aurinegros seguiram no sufoco. O Schalke quase marcou o gol logo de cara, primeiro quando Raphaël Guerreiro salvou a finalização de Guido Burgstaller, depois ao contar com Hitz para brecar Matondo. Só então os visitantes responderiam, limitados a espasmos de Sancho.

O Schalke buscou a vitória principalmente até os 25 minutos, impedido pela falta de competência de seus homens de frente nas conclusões. Burgstaller e Matondo perderiam um par de lances, antes que o Dortmund aumentasse a sua pressão na reta final. Contando com a entrada de Thorgan Hazard, os aurinegros melhoraram. Só não fizeram o suficiente para marcar, outra vez com Nübel brecando Sancho. Já nos instantes finais, pesou certo nervosismo nas equipes, que não mudou o destino do empate.

O resultado mantém embolado o topo da tabela na Bundesliga, mas não é bom para ambos os times. O Borussia Dortmund tem 16 pontos, provisoriamente na terceira colocação, e corre o risco de perder três lugares. O Schalke 04 é o sétimo, com 15 pontos, e pode cair duas colocações. O clássico, que deveria servir de impulso ao vencedor na sequência da campanha, mantêm os rivais mornos. A liderança voltou às mãos do Bayern de Munique, ao menos por enquanto, com 18 pontos.

Classificações Sofascore Resultados