Desde as quartas de final da Copa Libertadores, a Conmebol divulga os vídeos apresentando o procedimento do VAR nas partidas da competição. Nesta sexta-feira, o canal da entidade no YouTube disponibilizou as revisões ocorridas no Flamengo 1×1 Grêmio. Mostrou como foi a conversa do árbitro Néstor Pitana com seus assistentes em quatro lances: a falta de Gabigol em Kannemann e a entrada de Michel em Gerson, ambos analisados à beira do campo; e os dois tentos de Gabigol anulados por impedimento, nos quais o argentino seguiu as orientações dos colegas por áudio.

Vale esclarecer que, segundo a explicação do sistema divulgada pela Conmebol há duas semanas, as linhas virtuais do impedimento são determinadas pelos próprios árbitros na cabine de vídeo. Sendo assim, o vídeo do primeiro tento anulado de Gabigol está editado e não mostra como as linhas foram posicionadas.

Em seu site, a Conmebol publicou um relatório detalhado mencionando quais são as regras para cada lance e como se dá o protocolo do VAR. Abaixo, você pode conferir os quatro vídeos:

A falta de Gabigol em Kannemann, antes do primeiro gol anulado

O gol impedido de Gabigol no primeiro tempo

O cartão amarelo a Michel, pelo pisão em Gerson

O gol impedido de Gabigol no segundo tempo