Dados sobre coronavírus são insuficientes em 90% dos estados brasileiros, diz estudo

As informações divulgadas sobre o espalhamento do vírus causador da COVID-19 são insuficientes para acompanhar o quadro geral de infecção. Faltam informações básicas aos dados, como por exemplo a cidade onde aconteceram as infecções confirmadas.

Da descoberta de uma nova doença até a pandemia: a evolução da Covid-19 registrada nos tuítes da OMS

No G1, Deslange Paiva assina matéria que traça a trajetória do novo coronavírus da sua descoberta ao momento que se tornou uma pandemia de acordo com os comunicados da OMS no seu Twitter. Foram três meses entre uma coisa e outra.

Spies Are Fighting a Shadow War Against the Coronavirus

O Foreign Policy é um dos melhores sites de política do mundo. Nesta excelente matéria, Calder Walton explora uma questão que passa a ser fundamental na pandemia da COVID-19: os centros de inteligência dos países. Tal qual nas guerras, os sistemas de inteligência dos países serão fundamentais na batalha contra a pandemia. Mais do que isso: criará uma nova área nos setores de inteligência, como já há contraterrorismo, contraespionagem e segurança digital. Será preciso também ter um setor dedicado a impedir pandemias. Ou, ao menos, capaz de identificar e mitigar os seus efeitos rapidamente, para não ser pego de surpresa.

Boletim PATRIÓTICO da Vice – 03/04/20

A Vice tem brilhado na cobertura política com manchetes debochadas. Além disso, o site tem feito um boletim informativo diário, que traz links de outros sites com matérias relevantes, que tem sido focado no coronavírus.

Profissionais essenciais contra o coronavírus

O projeto da Folha mostra profissionais que precisam continuar nas ruas, que fazem parte dos serviços essenciais, e como a rotina tem os afetado. São quatro reportagens, assinadas por Dhiego Maia com fotos de Karime Xavier. A reportagem falou com uma farmacêutica, um PM, um gari e uma motorista de aplicativo. Todas profissões que continuam a toda com a crise, enfrentando as ruas para manter um funcionamento mínimo.

Face masks: can they slow coronavirus spread – and should we be wearing them?

As máscaras faciais devem ser usadas por todo mundo, afinal? No começo, as recomendações gerais eram de só usar caso esteja doente, mas novos dados estão mostrando que o uso de máscaras feitas em casa pode ajudar a desacelerar o contágio. Esta matéria do Guardian, assinada por Danielle Renwick, trata do assunto com especialistas.

Veja como fazer uma máscara de pano para se proteger do coronavírus

A máscara pode se tornar um aliado importante na batalha contra o coronavírus. A Folha fez um tutorial ensinando a fazer máscaras caseiras, de forma a tentar se proteger. Há indicação que o suo de máscaras pode ajudar a conter a disseminação do vírus. Em vez de comprar, que tal fazer a sua própria?