A partir desta semana, faremos aqui na Trivela recomendações de leitura sobre a pandemia de covid-19, com informações relevantes do que acontece no Brasil e no restante do planeta. Abaixo, uma série de matérias selecionadas pela redação:

Retorno à Idade Média?

Texto de Mario Vargas Llosa no El País, discutindo os temores da população em relação à morte. As críticas do Nobel de Literatura à China causaram repúdio do governo local.

A crise que definirá nossa geração

Texto imperdível no El País, este de Jamil Chade. Uma belíssima reflexão sobre a maneira como a pandemia impactará na maneira de lidar com o mundo.

Anvisa aprova 8 novos testes diagnósticos para o coronavírus

Matéria do G1, falando sobre os novos exames de coronavírus aprovados no Brasil. São testes que retiram material pelas vias respiratórias ou sangue.

Empregos informais: os mais vulneráveis à crise da pandemia

Reportagem do Nexo, abordando os desdobramentos da crise sobre a economia e como os trabalhadores informais se tornam os primeiros afetados pela suspensão de atividades.

Coronavirus: Travel restrictions, border shutdowns by country

Na Al Jazeera, uma lista com os países que fecharam suas fronteiras e quais as medidas tomadas até o momento.

China não registra nenhum novo caso de contágio local

Atualização sobre a China, que não registrou novos casos internos de transmissão de coronavírus nesta quarta-feira, apenas de pessoas que desembarcaram no país. A matéria é de O Globo.

Coronavírus: ‘Tive de abrir igreja do cemitério para abrigar a grande quantidade de corpos’, diz prefeito italiano

Mais um relato sobre a situação catastrófica de Bérgamo, cidade que vira símbolo do impacto da doença na Itália. A BBC Brasil traz o texto traduzido.

China says Japan-developed drug Avigan works against coronavirus

Nota da Asian Review, sobre medicamentos testados na China que deram sinais positivos de combate ao coronavírus. Entretanto, há efeitos colaterais e o Japão questiona o uso.

Once Political B-Listers, Governors Lead Nation’s Coronavirus Response

Reportagem do New York Times, sobre a maneira como os Estados Unidos lidaram com a crise. Diante do persistente negação de Donald Trump, os governadores assumiram a linha de frente, até que a Casa Branca admitisse a seriedade da questão.