A partir desta semana, faremos aqui na Trivela recomendações de leitura sobre a pandemia de covid-19, com informações relevantes do que acontece no Brasil e no restante do planeta. Abaixo, uma série de matérias selecionadas pela redação:

Como ajudar na crise do coronavírus: doe sangue, faça compras para idosos, ajude com as crianças

A versão brasileira do jornal El País traz uma série de dicas importantes de ações que pessoas saudáveis podem tomar em meio à pandemia. Aumentar os estoques nos bancos de sangue é fundamental, enquanto a solidariedade precisa preponderar com os grupos de risco.

Coronavirus inaction: Could leaders have blood on their hands?

Conversa da Al Jazeera com um especialista de Harvard sobre a responsabilidade dos países na contenção do coronavírus. Ele destaca os governos que tomaram ações exemplares e que podem servir de parâmetro aos próximos passos em outros cantos do planeta, assim como as posturas negativas.

China’s COVID-19 vaccines expected to enter clinical trials soon: officials

A agência chinesa Xinhua informa a evolução da produção de vacinas contra o coronavírus na China. Os medicamentos deverão entrar em testes clínicos “o mais rápido possível”, segundo as autoridades do país.

OMS recomenda não usar ibuprofeno para tratar Covid-19

Recado fundamental da OMS, que contraindica o uso de ibuprofeno contra o coronavírus. Pesquisas recentes mostraram que pacientes de grupos de risco podem desenvolver quadros mais graves da doença com a substância. O paracetamol é recomendado como anti-inflamatório e antitérmico.

Cervejaria produzirá álcool em gel para doar a hospitais públicos

Em sua coluna na Folha, Mônica Bergamo fala sobre a ideia da Ambev, que usará as linhas de sua cervejaria para produzir álcool em gel. Os produtos serão doados a hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A cervejaria se encarregará também da produção dos frascos e da distribuição.

In an Italian city, obituaries fill the newspaper, but survivors mourn alone

Reportagem pesada, mas esclarecedora do Washington Post, sobre a situação extrema na cidade italiana de Bérgamo. Enquanto o principal jornal da cidade está repleto de obituários, as famílias não podem velar os seus mortos por causa do isolamento.

Coronavírus: Centros de testes gratuitos abrem em Lisboa, Cascais, Porto e Gaia

Matéria do Público, de Portugal, que relata a iniciativa do governo ao abrir centros gratuitos para realização de testes em cidades importantes do país. A medida cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde, pautada no que fez a Coreia do Sul.

Coronavirus en Argentina: una por una, todas las medidas anunciadas este martes por el Gobierno

Nota do Clarín sobre as medidas anunciadas pelo governo argentino nesta terça-feira. Entre as ações, está o estabelecimento de um preço máximo a produtos, pagamentos de salários a setores críticos e um pacote de investimento em obras públicas.

Coronavírus: portaria torna isolamento compulsório e prevê punição por descumprimento

Os ministérios da Saúde e da Justiça apontaram as medidas para a quarentena e o isolamento obrigatório durante a pandemia no Brasil. Os cidadãos deverão cumprir as medidas emergenciais previstas em lei. A recusa poderá ser enquadrada em dois artigos do Código Penal.

Parentes do primeiro morto pelo coronavírus no Brasil revelam que ainda não foram submetidos a teste

Matéria do jornal O Globo, apresentando a família da primeira vítima fatal do coronavírus no Brasil. O homem de 62 anos, um porteiro aposentado de origem humilde, teve contato com vários parentes idosos durante os últimos dias. A preocupação é evidente.

Turquia confirma a primeira morte, número de casos mais que dobra

Informação da agência Reuters, sobre a escalada dos casos na Turquia. Foram mais 51 pacientes confirmados nesta terça-feira. O país é o único que ainda segue com sua liga nacional na Europa, organizada com portões fechados.

Le gouvernement n’exclut pas des nationalisations si nécessaire

Notícia da agência Reuters, que relata o posicionamento do governo francês, passando a considerar a nacionalização de empresas em meio ao cenário de crise. O intuito é evitar a quebra de companhias e preservar a capacidade produtiva.

In Nagoya, scramble for hospital beds highlights coronavirus challenge for aging Japan

Matéria do Japan Times, que mostra como a demanda por leitos nos hospitais de Nagoya preocupa o governo japonês. A cidade é uma das maiores do país e possui um amplo parque industrial. Pacientes precisam ser transferidos pela falta de capacidade dos centros médicos.

Duque ordena aislamiento obligatorio a mayores de 70 años

O jornal El Tiempo, da Colômbia, destaca o estado de emergência no país. Maiores de 70 anos precisarão se manter em isolamento compulsório.

‘We have a responsibility’: Fox News declares coronavirus a crisis in abrupt U-turn

Matéria do jornal britânico The Guardian, relatando a mudança na postura da Fox News, canal de postura conservadora que minimizou a pandemia durante as primeiras semanas. A escalada nos Estados Unidos acendeu os sinais de alerta. Desde esta terça, todos os 50 estados americanos têm casos registrados.