A partir desta semana, faremos aqui na Trivela recomendações de leitura sobre a pandemia de covid-19, com informações relevantes do que acontece no Brasil e no restante do planeta. Abaixo, uma série de matérias selecionadas pela redação:

Is it ok to take a walk? 

A ordem do dia, e provavelmente dos próximos meses, é distanciamento social. E dar uma volta para repor a vitamina D e fazer algum exercício ao ar livre? Pode? Esta reportagem do New York Times entrevista especialistas para descobrir e a resposta é que pode e deve, desde que seja feito o possível para cumprir as medidas de segurança – como sair quando há poucas pessoas na rua, manter a distância recomendada e não parar para conversar com os vizinhos.

Is the Coronavirus Crash Worse Than the 2008 Financial Crisis?

Os impactos econômicos da pandemia de coronavírus ainda são incertos, mas serão severos, com lojas, bares, restaurantes, escolas, colégios, academias e outros negócios fechando as portas para conter a disseminação. Esta reportagem da Foreing Policy avalia se a crise pode chegar a ser pior do que a crise financeira de 2008, que também teve impactos globais.

“A epidemia do coronavírus era evitável”

Oriol Mitjá é um infectologista espanhol que assumiu a liderança de um estudo na Catalunha para tentar interromper a cadeia de contágio do coronavírus e, em entrevista ao El País, afirma que houve negligência das autoridades e que a crise sanitária era evitável.

Estudo genético mostra por que vírus da covid-19 não foi “feito em laboratório”

O coronavírus foi fabricando em laboratório? Essa é uma das teorias da conspiração que circulam por aí, mas esta matéria do Jornal da USP, citando a revista Nature Medicine, mostra que houve um processo natural de evolução e mutações no genoma do vírus que o tornaram mais infeccioso em seres humanos.

Covid-19: transmissão sustentada avança e ministério confirma 621 casos

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, que o total de casos da COVID-19 chegou a 621 e que já foram registradas transmissões sustentadas (contágio entre pessoas da mesma região sem que o vírus tenha vindo de fora) nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Segundo Secretarias Estaduais de Saúde, o número é até maior e chega a 647.

China Hits a Coronavirus Milestone: No New Local Infections

Pela primeira vez desde o começo da crise sanitária, a China não registrou uma nova infecção local de coronavírus, ou seja, entre residentes do país, um marco para o epicentro da pandemia, segundo esta reportagem do New York Times.

 

Número de mortos na Itália por Covid-19 ultrapassa total de vítimas na China

Segundo balanço das autoridades sanitárias da Itália, divulgado pela Reuters, o total de mortes naquele país chegou a 3.405 pessoas, ultrapassando as 3.245 registradas pela China, epicentro da pandemia.