A campanha surpreendente do Famalicão no Campeonato Português terminou freada neste domingo. Os novatos fizeram o seu primeiro embate contra um dos favoritos ao título, o Porto. E a visita ao Estádio do Dragão terminou em pesadelo aos famalicenses. Os portistas cumpriram o seu dever de casa categoricamente: venceram por 3 a 0, em resultado que encerrou a invencibilidade da zebra na liga. Com o tropeço, o Famalicão caiu para o terceiro lugar. Enquanto isso, o Porto assumiu a ponta, emparelhado também com o Benfica.

Como se quisesse colocar o Famalicão em seu lugar, o Porto dominou a partida durante o primeiro tempo. A equipe criou ótimas chances de gol e só não conseguiu marcar por causa da grande atuação do goleiro Rodrigo Defendi. Do outro lado, Agustín Marchesín também seria exigido duas vezes, mas os famalicenses eram limitados aos contragolpes. O primeiro gol portista veio aos 45. Numa saída errada dos visitantes, Otávio roubou a bola e passou a Luis Díaz. O colombiano tabelou com Tecatito Corona e mandou no canto.

Durante o segundo tempo, o Porto começou a administrar a vantagem, embora seguisse levando mais perigo. As oportunidades iam surgindo, até que Tiquinho Soares marcasse o terceiro aos 27. Mais uma troca de passes errada que deixou o Famalicão exposto. O atacante roubou a bola e avançou por todo o ataque até marcar, com um drible seco no goleiro. Já no fim, o prêmio veio ao garoto Fábio Silva, de 17 anos. Aos 43, os portistas pressionaram a saída de bola e o novato bateu a carteira de Defendi, com a meta livre para marcar. Tornou-se o jogador mais jovem da história a balançar as redes pelo Dragão no Campeonato Português.

Porto e Benfica somam os mesmos 21 pontos, com vantagem aos portistas no confronto direto. Os benfiquistas também fizeram sua parte no final de semana, ao derrotarem o Tondela por 1 a 0, gol do zagueiro Ferro. Já o Famalicão aparece com 19 pontos, isolado na terceira colocação. O Sporting até conquistou um bom triunfo sobre o Vitória de Guimarães neste domingo, mas está a cinco pontos dos famalicenses – que derrotaram os leoninos no confronto deste primeiro turno.

Classificações Sofascore Resultados