O Campeonato Português ganhou um novo líder nesta segunda-feira. O Porto tomou a dianteira da liga nacional, em noite na qual os dois principais candidatos à taça entraram em campo. Os portistas vieram a campo primeiro e fizeram sua parte contra o Santa Clara, com o triunfo por 2 a 0 fora de casa. Quem contribuiu à mudança foi o Benfica, que tropeçou dentro do Estádio da Luz. Os encarnados começaram perdendo a partida contra o Moreirense e até arrancaram o empate por 1 a 1, mas não evitaram que a ponta ficasse com seus rivais.

Sergio Oliveira foi o grande nome na vitória do Porto. O meio-campista deu as duas assistências no triunfo portista. Aos 37 minutos, Wilson Manafá tabelou com Oliveira e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Já aos 30 do segundo tempo, uma cobrança de falta venenosa de Sergio Oliveira permitiu que Iván Marcano concluísse o resultado. Alex Telles ainda cobrou um pênalti na trave, entre um tento e outro, mas o erro não fez falta.

O Benfica entrou em campo depois, pressionado pelo resultado do Porto, e poderia ter saído com um saldo ainda pior no Estádio da Luz. A equipe até começou no domínio, mas desperdiçava várias chances. Pizzi, inclusive, mandou um pênalti para fora. O primeiro gol da partida foi anotado pelo Moreirense, aos 22 do segundo tempo. Os visitantes avançaram com velocidade e Fábio Abreu completou o cruzamento da esquerda. O empate do Benfica só saiu nos acréscimos. Pizzi desperdiçou mais um penal, agora defendido pelo goleiro Mateus Pasinato, mas ao menos se redimiu com o gol no rebote. Nada suficiente para evitar o tropeço dos benfiquistas.

Com a eliminação de todos os quatro clubes lusitanos na Liga Europa, o Campeonato Português é o principal objetivo que resta. E o Porto vive um momento bem mais consistente na liga, com seis vitórias consecutivas, incluindo no confronto direto. O Benfica parecia favoritíssimo algumas semanas atrás, mas só ganhou um de seus últimos quatro jogos, com duas derrotas no período. Atualmente, os portistas somam um ponto de vantagem no topo da tabela, provando sua força no momento decisivo.

Classificações Sofascore Resultados