O Olympique de Marseille comemora 120 anos de sua fundação em 2019. E o duelo contra o Lyon neste domingo, dentro do Estádio Vélodrome, serviu também para homenagear a data especial. Dona de famosos espetáculos nas arquibancadas, a torcida marselhesa resolveu fazer um mosaico em referência à sua história e caprichou. Três setores diferentes estavam ocupados pela arte gigantesca criada pelos celestes. De quebra, a agremiação ainda registrou o recorde de público do estádio, com 65.421 presentes.

Ao som de Jump, tradicional música que acompanha a entrada dos times no Vélodrome, a torcida já coloria as tribunas em azul e branco. O mosaico desenhava faixas, uma estrela, um sol e o número 120. Além disso, também foram erguidos três enormes bandeirões que davam sentido à festa. À esquerda da câmera de transmissão, estava o brasão de Marselha; à direita, a Catedral de Notre-Dame de la Garde, símbolo da cidade; já ao centro, o retrato de René Dufaure de Montmirail, fundador do clube. O detalhe especial ficava ainda para faixas no alto das tribunas, iluminadas por sinalizadores, que reproduziam troféus e escudos ao longo da história.

Dentro de campo, o Olympique de Marseille fez jus à ocasião. Os anfitriões derrotaram o Lyon por 2 a 1. Dimitri Payet anotou os dois gols da equipe. Abriu o placar cobrando pênalti e, pouco antes do intervalo, fez um bonito tento. O meia brecou e enganou a marcação, antes de mandar para dentro. O Lyon descontou apenas no segundo tempo, com Moussa Dembélé, sem aproveitar a vantagem numérica após a expulsão de Álvaro González aos 19 minutos. A vitória colocou os marselheses na segunda colocação da Ligue 1. Somam 22 pontos, a oito de distância do líder Paris Saint-Germain.

Vale dizer, no entanto, que o jogo ficou ameaçado de não acontecer. No caminho do estádio, o ônibus do Lyon foi atingido por pedras atiradas por torcedores do Marseille e o acrílico protetor das janelas estourou – sem danificar os vidros, por sorte. Ninguém se machucou. O presidente Jean-Michel Aulas, que havia se recusado a usar um veículo sem a identificação de seu clube, cogitou não colocar sua equipe em campo, mas mudou de ideia depois. O episódio está sob investigação. Ao menos, a ignorância dos vândalos não causou danos maiores desta vez.

Classificações Sofascore Resultados