O Leicester City se coloca entre as gratas surpresas deste início de temporada na Europa. As Raposas davam sinais de crescimento desde a chegada de Brendan Rodgers ao comando da equipe e, agora, fincam o pé no G-4 da Premier League. Atualmente na terceira colocação, o time soma 17 pontos e conquistou mais uma vitória importante neste sábado, ao derrotar o Burnley por 2 a 1. Entretanto, a ocasião no Estádio King Power acabou marcada também pela emoção. Um ano após o trágico acidente que matou o presidente do clube e outros quatro passageiros de seu helicóptero, os torcedores se uniram para um belíssimo tributo.

Vichai Srivaddhanaprabha era uma pessoa muito querida em Leicester, e não apenas pelo fantástico título da Premier League em 2015/16. O magnata tailandês abraçou o clube, bem como a comunidade ao seu redor, e ao longo de sua gestão promoveu diversos atos filantrópicos na cidade. Chegou a fazer doações milionárias à melhoria dos hospitais locais e a pesquisas do instituto de medicina. Não à toa, o respeito ao seu legado se presta independentemente do momento do time.

Antes que a partida contra o Burnley começasse, dezenas de torcedores fizeram uma caminhada pelas ruas de Leicester. Levavam cartazes com o rosto de Vichai e outras mensagens em homenagem ao tailandês. Nos portões do estádio, as pessoas levaram flores ao memorial dedicado ao antigo presidente. Ainda assim, as cenas mais bonitas ficaram reservadas para as arquibancadas do Estádio King Power.

No aquecimento, os jogadores do Leicester vestiram camisas brancas com as iniciais de Vichai. Em cada um dos assentos, o clube ofereceu um cachecol branco aos torcedores, com o nome do ex-presidente e a frase “fazendo o impossível ser possível”. Um bandeirão com o rosto do tailandês apareceu no meio das tribunas, assim como sua imagem foi reproduzida no telão. Já durante o minuto de tributo, o silêncio total prevaleceu e o filho de Vichai, Aiyawatt, se mostrou bastante tocado. A cadeira ao lado do atual presidente estava vazia, para representar a ausência de seu pai.

Nas redes sociais, diferentes jogadores dedicaram a vitória sobre o Burnley a Vichai. O acidente completa um ano no próximo dia 27. Dois dias antes, o Leicester visita o Southampton e possivelmente outras referências ao tailandês acontecerão na partida.