A corneta libera, e ninguém na Europa sabe cornetar tão bem quanto os espanhóis. Afinal, é preciso ser muito corneteiro para achar que Real Madrid e Barcelona realmente precisam gastar tantos milhões em reforços considerando os times que ambos já têm. Mas não são apenas os dois gigantes que cornetam. Afinal, o atual campeão do país é o Atlético de Madrid, que se notabiliza pela torcida que é tão apaixonada quanto pessimista.

Para continuar a nossa “mais nova tradição” (sim, a contradição da expressão é proposital) de fazer o Guia Corneteiro, é a vez do Espanholão. Pegamos brasileiros que seguem, torcem e, claro, cornetam clubes de La Liga. E eles dizem, com todas as letras, por que seus times NÃO vão fazer uma boa temporada.

Ah, mas ninguém falou do meu time! Pois é, não conseguimos encontrar torcedores de Almería, Córdoba, Eibar, Elche, Espanyol, Granada, Levante, Real Sociedad e Villarreal. Quer cornetar também? A gente inclui a sua insatisfação, é só entrar em contato no @ubiraleal

Athletic Bilbao

Tobias Conti, 22 anos, estudante de história

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

Pela instabilidade da equipe. O time oscila muitos bons e maus momentos, mesmo quando jogo em San Mamés. E boa parte dessa oscilação é culpa do meio campo fraco, ineficiente e sem criatividade, sobretudo na armação. Sem falar na impossibilidade de contratarmos jogadores “não-bascos”. Embora a causa seja nobre, sempre acaba dificultando a montagem do elenco.

Qual seu maior medo no campeonato?

Nosso time está razoavelmente organizado. O medo de goleadas para os times ricos é sempre grande. Mas claro que o nosso maior medo é sempre o descenso.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time? 

O nosso rival local, a Real Sociedad, se “desfez” dos dois jogadores que eu gostaria de ver no Athletic, apesar de não serem bascos: Claudio Bravo e Antoine Griezman. Mas do elenco atual deles, acho que o Xabi Prieto cairia como uma luva em nosso meio.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Se o Aduriz já faz gols em profusão com o time na forma que está, imagine se tivéssemos um bom armador na equipe! Aproveite o fim da janela e interceda junto à nossa diretoria para buscarem esta peça chave!

Atlético de Madrid

Pedro Pedroso, 23 anos, bancário

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

Bom, somos o Atlético. Depois do título na última temporada nossa cota de bons momentos já deve ter se esgotado pelos próximos 20 anos. Além disso, Barcelona e Real Madrid continuam contratando como se estivessem no Football Manager.

Qual o seu maior medo nesse campeonato?

Voltar a brigar por vaga na Europa League e abrir as pernas pro Real Madrid. Depois de um tempo a gente fica mal acostumado.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Arbeloa, estão faltando cones nos treinamentos.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Não dá pra cornetar muito o Cholo, né? Mas daria uma cutucada por deixar que Manquillo e Oliver deixem o clube tendo tanto potencial. E depois pediria aquela foto básica, para poder tirar uma onda com os amigos.

Barcelona

Marcelo Bechler, jornalista

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

Bom, na verdade até fará. Vai golear o Levante em casa, passar o trator contra o Eibar (todo mundo vai falar nOOosSaA) e quizás não empate com o Getafe no Camp Nou como na temporada passada. O problema é que é um campeonato que não te permite perder 20 pontos e vejo Piqué, Vermaelen e Mathieu individualmente entregando uns 9. Outra coisa é o ataque Messi, Neymar e Suárez. Sem a bola os três ajudam muito pouco, Luisito é individualista e ocupa a posição do Messi. Acho uma contratação desnecessária. Preferia um atacante alto, mais barato e que aceitasse a reserva para ser plano B. Um Mandzukic ou Llorente.

Qual seu maior medo no campeonato?

Desde que Guardiola saiu e o time foi pro piloto automático, meu medo é o Madrid devolver o 5-0 de 2010. As coincidências são incríveis. Em 74 o Barça fez 5-0 e tomou o troco no ano seguinte. A mesma coisa aconteceu em 94. Em 2013, na Copa do Rei, o Madrid fez 3 a 1 no Camp Nou e poderiam ter feito mais. Não tenho medo de Suárez morder alguém.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time? 

Não vou nem falar em Cristiano porque é claro que todos gostariam, mas um jogador que se encaixaria perfeitamente seria Modric. Marca demais, passa muito bem, dita o ritmo, chuta de fora da área. O melhor substituto possível para o Xavi. Rakitic é mais ofensivo e combate menos.

Se você cruzasse com o técnico do seu time na rua, o que você diria a ele? 

1 – Você não é o Guardiola.
2 – Por que, aos 27 anos, o Messi não corre mais?

Celta

Vitor Vecchi, 34 anos, técnico judiciário e (eterno) estudante de jornalismo

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

Pela falta que fará Rafinha Alcantara, que atuou na temporada passada por empréstimo do Barcelona. Filho do ídolo dos anos 90 Mazinho, ele era o jogador que criava quase todas as jogadas de ataque. Dificilmente Nolito e Charles, ou o recem contratado Larrivey, conseguirão fazer tantos gols como no último campeonato. Pablo Hernandez, meia vindo do O’Higgins junto com o treinador e ex-jogador do clube Berizzo, terá a responsabilidade de armar o ataque.

Qual seu maior medo no campeonato?

A repetição dos maus resultados longe de casa contra as outras equipes menores como em 2012/13, quando uma recuperação milagrosa nas rodadas finais salvou o Celta do rebaixamento.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Não é um jogador, é o técnico do Deportivo La Coruña. Victor Fernandez foi responsável pelo time dos melhores resultados na história do clube, o EuroCelta. Nas quatro temporadas em que treinou o clube, entre 1998/99 e 2001/02, a Copa da UEFA foi presença constante no Estádio Municipal de Balaidos. Destaque para os três anos consecutivos chegando às quartas-de-final, com o título da Copa Intertoto 2000 (é taça, vale?)

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Que mantenha o bom trabalho que fez no Chile, onde levou o O’Higgins de Rancágua a um novo patamar, com o título inédito do Apertura no ano passado.

Deportivo de La Coruña

Ana Carolina Moreno, jornalista que adora uma Estrella Galicia

Por que o time não fará um bom campeonato?

O Dépor já começou a temporada com resultados ruins nesse verão e uma tendência de encolhimento que já vem de um bom tempo. Ele caiu em 2011, e em 2012 saiu atropelando e mostrou que seu lugar era na Liga BBVA. Aí caiu de novo, e na última temporada conseguiu o acesso à primeira divisão, mas no sufoco e com desempenho muito pior que dois anos antes.  Nessa pré-temporada, saiu jogando mais amistosos que a Seleção Brasileira em Miami e ganhou três. Além de ter perdido pra dois rivais locais, o time volta à primeira divisão do Espanhol com um técnico ainda em começo de trabalho e jogadores novos que não se firmaram. Pra piorar a situação, o discurso é que ainda precisam de mais contratações. Ou seja, já entraremos em campo com um time esburacado e o treinador já tem discurso pra explicar derrotas pelos próximos dois meses.

Qual seu maior medo no campeonato?

Cair de novo na última rodada, como o time que dependia de si mesmo mas entregou os três pontos de bandeja no jogo derradeiro. Nos últimos dois rebaixamentos (2013 e 2011), foi assim, e dentro de casa. Dessa vez, a chance de isso se repetir aumentam, porque o último jogo é contra o Barcelona no Camp Nou. Se o Dépor cair de novo vou me afogar na fonte de Cuatro Caminos.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Era horrível saber que o Rafa Alcantara estava jogando bem pelo Celta. Felizmente o Barcelona já tirou essa faca das minhas costas.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

#voltaDjalminhaFilipeLuisValerónFran

Getafe

Márcio Donizete, 23 anos, jornalista e torcedor do Getafe

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

O Getafe sempre foi um time com poucos recursos financeiros, e até quando teve grana, contratou modestamente, e isso me preocupa porque uma hora a casa cai. Nesta temporada seus principais reforços vieram do decadente Valencia, como Guaita (goleiro “reservaço” de Diego Alves) e Míchel Herrero (de ZERO gols na temporada passada pelo Valencia). O ataque com apenas três jogadores no elenco também pode ser crucial negativamente, sendo o principal deles o Adrián Colunga, de apenas quatro gols na temporada passada em 27 jogos pela La Liga. Só aí se tem a noção do sofrimento que vai ser…

Qual seu maior medo no campeonato?

Com certeza do Azulón ser rebaixado. Porque o time como é limitado financeiramente, jogando a segunda divisão, terá dificuldades para voltar novamente. Para mim, quanto mais temporadas na elite, melhor. Já são 11 anos se segurando entre os 20 melhores.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time? 

Já que o goleiro Moyá foi para o Atlético de Madrid, seria bem legal termos o matador Mario Mandzukic conosco em troca. O time precisa de atacantes de área mesmo!

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Cosmin Contra, fale para seus jogadores terem espírito aguerrido, acreditar em seus potenciais, e explique a eles como é ser Getafe, que apesar de um clube jovem e pequeno, mas de grandes feitos, como as chegadas às duas finais de Copa del Rey e uma quartas de final de Copa da Uefa.

Málaga

Nelson Cowley, 24 anos, jornalista e dono do blog Goletrando

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

Vendeu Caballero e Jesús Gámez, duas peças fundamentais no bom funcionamento da equipe, além da revelação da temporada passada, Amrabat, que acabou seu contrato por empréstimo na equipe. Temos um técnico novo que simplesmente conseguiu rebaixar o Osasuna na temporada passada e a única contratação interessante é o goleiro Ochoa, que mesmo assim nunca será o Caballero. Temporada difícil vem aí.

Qual seu maior medo no campeonato?

Meu maior medo é voltar a ser uma equipe que briga apenas para não ser rebaixado. Depois dos últimos 4 anos brigando na parte de cima da tabela o sonho parece ter acabado e estamos aos poucos voltando a nossa realidade: Não cair é título.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Jogou no Sevilla não joga no Málaga. Pelo menos é o que a maioria de torcedores Malaguistas pensamos. Mas um Deulofeu não cairia mal na equipe…

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Primeiro, eu pediria a ele para valorizar a nossa categoria de base. Já que o nosso glorioso Sheik cortou os investimentos, pelo menos vamos valorizar o que é nosso e parar de trazer jogadores emprestados. Segundo, eu perguntaria a ele qual é a de Portillo. Jogador da nossa base, promissor, tinha tudo para ser o substituto de Isco e ele simplesmente está afastado. O clube alegou que estaria envolvido em uma transferência ao Elche, mas Portillo nem sai e nem joga.

Rayo Vallecano

Renan Nabeshima, 17 anos, estudante de jornalismo

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

O Rayo é um clube pequeno, com orçamento reduzido e constantes problemas financeiros que já o impossibilitaram de disputar a Liga Europa. Por estes motivos, podemos imaginar que a temporada não será das melhores. Além disso, as principais contratações do elenco vallecano são jogadores emprestados que não têm oportunidades em clubes maiores, como Léo Baptistão (Atletico de Madrid), Licá (Porto), Javier Aquino (Villareal) e Gael Kakuta (eterna promessa do Chelsea).

Qual seu maior medo no campeonato?

O rebaixamento. Em caso de permanência na primeira divisão, o Rayo conseguirá um feito inédito: disputar La Liga pela quinta temporada consecutiva. Seria uma conquista especial para a comunidade vallecana, no ano em que o clube celebra os 90 anos de sua fundação.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time? 

Mehdi Lacen. Líder nato, o experiente argelino do Getafe traria um equilíbrio interessante ao meio-campo franjirojo.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Assine um contrato vitalício! Paco Jémez foi fundamental nas duas temporadas em que treinou o Rayo, tanto no histórico 8º lugar de 2012/2013 -melhor colocação da história do clube na elite – como na arrancada de 2013/2014, terminada na honrosa 12ª colocação, algo inesperado para o penúltimo colocado da Liga a 15 rodadas do fim.

Real Madrid

João Vendramini, 34 anos, engenheiro automobilístico

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

Mesmo após tirar o peso da Décima das costas, o Madrid terá que lutar para levar La Liga. Novamente, a indefinição de um goleiro titular pode desestabilizar o grupo. A defesa, tão acostumada a atacar, precisará ser controlada de perto. Pepe é sempre uma bomba ambulante, Marcelo precisa deixar o fiasco da Copa para trás, Varane ainda busca experiência e Sérgio Ramos precisa se dedicar mais à defesa que ao ataque. A possível saída de Khedira, e a parte física de Xabi Alonso são fatores que podem desestabilizar o entrosamento adquirido temporada passada. O ataque pode sofrer, como sempre, com o ego de Ronaldo. A ver se James Rodriguez conseguirá as 47 assistências e 22 gols de Di María na temporada passada.

Qual o seu maior medo no campeonato?

O maior medo são as rodadas iniciais. Perder pontos para equipes pequenas enquanto o time não se acerta. A indefinição no gol também me preocupa. O revezamento de goleiros é ruim, mas um Casillas inseguro nas saídas de gol também.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Miranda. Para fortalecer a zaga e dar mais tranquilidade ao meio de campo da equipe.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Carlo, defina-se. Goleiro precisa de ritmo de jogo e revezamento não ajuda. Não é porque deu certo temporada passada que vai dar agora de novo. Treine posse de bola e não apenas contra-ataques. Atlético e Barcelona estão prontos para vencer. Temos que corresponder!

Sevilla

Gabriel Curty, jornalista

Por que seu time não fará um bom Campeonato Espanhol?

O Sevilla teve um bom mercado, os nomes que chegaram não são ruins, mas ter perdido Mbia e principalmente o Rakitic vai ser determinante para um ano ruim. E tem a defesa. Não consigo ficar seguro com a nossa dupla de zaga, questiono os laterais. De confiável, o Beto, goleiro.

Qual seu maior medo no campeonato?

Meu maior medo é ficar fora da Champions League da temporada que vem. Espero que o time esqueça a Europa League e foque em buscar a vaga O Barcelona, o Atlético e o Real têm times fortíssimos, o Valencia vem muito bem e o Athletic é mais um adversário bem perigoso.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time? 

Difícil, hein? O Betis não está numa fase exatamente boa (hehe). Mas acho que gostaria de ter o Perquis no time, poderia ser útil na zaga.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Primeiro diria que gosto dele. Depois avisaria que existem Gameiro, Bacca e Deulofeu, ou seja: PELO AMOR DE DEUS não me venha com Aspas.

Valencia

Marcelo Henrique, 16 anos, estudante

Porque seu time não fará um bom Campeonato?

Com o novo dono, o mínimo que se espera da equipe é um 4º lugar, que dá acesso à Champions. O problema é que temos como adversário outros times já mais bem montados, como o Athletic Bilbao. O Valencia está contratando e negociando muitos jogadores, e isso pode atrapalhar o entrosamento. Além disso, haverá a pressão ainda maior da torcida e imprensa para que a partir de agora (com Peter Lim como dono) o clube figure entre os principais da Espanha e da Europa.

Qual seu maior medo no campeonato?

Que os jogadores das quais se espera muito, rendam pouco. Casos de Mustafi, André Gomes, Rodrigo, De Paul e quem mais chegar nessa reta final de janela de transferências (ainda devem chegar 2 grandes contratações, um meia e um atacante), além do garoto Paco Alcácer. E claro, que o time sinta a pressão de ser ‘rico de repente’ e decepcione as expectativas, não conseguindo a vaga para a Champions.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Raphael Varane. É jovem (se encaixa na política atual do clube, cuja média de idade das contratações é de 22,6 anos), forte fisicamente, muito promissor e se encaixaria perfeitamente no setor que a torcida mais quebra a cabeça: a defesa.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Boa sorte, meu chapa. Pegou o time em um momento importante, de transição, e vai ter a responsabilidade de encaixar os novos reforços e de desenvolver os vários jovens jogadores promissores que o clube têm no elenco. Áh, e rale muito pra provar que merece uma renovação ao final da temporada (seu contrato é de apenas 1 ano).

Veja a série de Guias Corneteiros:

>> O Guia Corneteiro da Bundesliga 2014/15
>> O Guia Corneteiro da Premier League 2014/15
>> O Guia Corneteiro do Brasileirão 2014