O grande momento na classificação do Guaraní foi a defesa monumental de Servio, a la Gordon Banks

O Guaraní realizou uma ótima campanha nas fases preliminares da Copa Libertadores. Pode não ser o time mais vistoso, mas, com uma defesa firme e velocidade nas transições, conquistou três classificações até se confirmar na fase de grupos. Os aurinegros atropelaram o San José de Oruro e infligiram a humilhação ao Corinthians. Já nesta quinta-feira, confirmaram a passagem com autoridade no duelo ante o Palestino. Após o triunfo em Santiago, o Guaraní bateu os chilenos também em Assunção. De virada, os aborígenes comemoraram o triunfo por 2 a 1 no Estádio General Pablo Rojas.

Durante o primeiro tempo, o Palestino partiu ao campo de ataque. Acuou o Guaraní, que adotou uma estratégia mais reativa, e encontrou espaços na defesa aurinegra. Foram algumas boas chances dos chilenos, até que Nicolás Díaz cruzasse para Leandro Benegas marcar nos acréscimos. A reação do Guaraní começou apenas no segundo tempo. Aos quatro minutos, Sergio Felipe cometeu uma falha dupla e entregou o ouro a Raul Bobadilla, que não perdoou. Dois minutos depois, os paraguaios quase viraram, carimbando a trave.

O grande lance da noite, contudo, aconteceria do outro lado. O goleiro Gaspar Servio fez boas defesas pelo Guaraní ao longo de todas as fases preliminares da Libertadores. Ainda assim, se superou e protagonizou uma intervenção monumental aos 13 minutos. Lucas Acevedo cabeceou em direção ao chão e o argentino realizou um milagre digno de Gordon Banks. Seria o último suspiro do Palestino. Aos 24, Jonathan Benítez recebeu o segundo amarelo e deixou os chilenos com um a menos. Já aos 38, Rodney Redes determinou a virada do Guaraní num contragolpe. Os aurinegros até poderiam ter feito o terceiro, num golaço anulado pela arbitragem.

O Guaraní entrará no Grupo B da Libertadores – o mesmo de Palmeiras, Bolívar e Tigre. A estreia acontece logo contra os alviverdes, na próxima semana. A equipe paraguaia foi menosprezada nos últimos dias, sobretudo por quem preferia sublinhar a falta de competência do Corinthians. Porém, tem suas armas e não deve ser uma barbada tão grande assim. Pode até não roubar pontos do Palmeiras, mas não deve muito aos demais oponentes do grupo para brigar por uma vaga nas oitavas de final.

https://www.youtube.com/watch?v=EYKU0cthd6E