Quarto colocado no Campeonato Português, o Sporting está distante dos líderes e tem o objetivo modesto de conquistar a classificação à Liga Europa. Enquanto isso, os leoninos aproveitam para dar cancha a garotos de suas excelentes categorias de base. E um deles brilhou decisivamente nesta sexta-feira, durante a vitória sobre o Paços de Ferreira por 1 a 0. Jovane Cabral anotou um lindo gol de falta para garantir os três pontos no Alvalade.

Ao lado do zagueiro Eduardo Quaresma, Jovane Cabral é um dos pratas da casa que ganham espaço nesta retomada do Campeonato Português – assim como outros jovens que vieram de fora, a exemplo do brasileiro Matheus Nunes e de Rafael Camacho. O novo técnico Rúben Amorim permite que os prodígios comecem a desabrochar. Foi o que se viu com Jovane.

O gol saiu aos 19 minutos do segundo tempo. Em uma cobrança de falta de média distância, Jovane uniu precisão e força em seu arremate. A bola saiu como um foguete e tocou o travessão, antes de bater dentro da meta do goleiro Ricardo Ribeiro. Foi o terceiro gol do cabo-verdiano pelo Campeonato Português, o primeiro nesta temporada. Depois da partida, o ponta dedicou o tento a Bruno Fernandes, seu antigo companheiro e especialista em bater na bola, com quem conversou na véspera.

Nos minutos finais, o Paços de Ferreira pressionou, mas parou nas boas defesas do goleiro Luís Maximiano. A equipe visitante também teve um pênalti marcado a seu favor que acabou revertido após a intervenção do VAR. Por outro lado, Jovane quase fez o segundo nos acréscimos, em bomba que estalou o travessão. Com o resultado, o Sporting chegou aos 46 pontos, distanciando-se do Famalicão e encostando no Braga, terceiro colocado, mas com uma partida a menos no campeonato.