Durante boa parte da campanha, o Campeonato Turco parecia se encaminhar a uma definição precoce. O Istambul Basaksehir liderou a Süper Lig a partir da décima rodada e chegou a abrir oito pontos de vantagem já em março. No entanto, o time do governo se arrisca a protagonizar uma das maiores derrocadas da temporada. Não vence há quatro rodadas e, neste final de semana, deixou a primeira colocação escapar. Enquanto os endinheirados só empataram com o Sivasspor, o Galatasaray tomou a ponta com uma vitória daquelas: 2 a 0 sobre o Besiktas, para delírio da Türk Telekom Arena. Restam mais três partidas a cada time, incluindo o confronto direto na casa do Gala em duas semanas. Pegará fogo.

Enquanto o Basaksehir derrapa, o Galatasaray ganha confiança. Os Leões tiveram um momento difícil no final do primeiro turno, mas não sabem mais o que é derrota desde dezembro. Neste segundo turno, são dez vitórias e quatro empates. E se as igualdades recentes frearam a ascensão, incluindo no clássico contra o Fenerbahçe, o time de Fatih Terim se agigantou justamente contra o outro grande rival. A partida deste domingo, aliás, valia demais. O Besiktas estava um ponto atrás do Galatasaray e esperava se colocar como principal ameaça ao Basaksehir. Ao final, prevaleceu o mando de campo na Türk Telekom Arena.

Se o clima em qualquer jogo dos grandes turcos costuma ser incendiário, desta vez a torcida do Galatasaray fez o estádio entrar em erupção. E o time correspondeu em campo, com o protagonismo do meio-campista Fernando. O ex-jogador de Porto e Manchester City participou de ambos os tentos. No primeiro, deu o passe açucarado para Henry Onyekuru bater com a meta aberta, aos 44 do primeiro tempo. Já no início da segunda etapa, apareceu para definir o resultado aos Leões, saindo de frente para Loris Karius e tentando duas vezes até celebrar. Desencadeou uma enorme comemoração de sua torcida.

O Galatasaray soma 63 pontos, assim como o Basaksehir. O Besiktas agora corre por fora, com 59 pontos, e precisará suar muito para tirar a diferença nas últimas três rodadas. Na Süper Lig, o principal critério de desempate é o confronto direto. No primeiro turno, o Galatasaray arrancou o empate por 1 a 1 na casa do Basaksehir. Assim, caso o empate se repita no reencontro da Türk Telekom Arena, os Leões têm uma vantagem de oito gols no saldo. Tudo conflui para que uma verdadeira final aconteça na penúltima rodada. E, por aquilo o que se vive, o Galatasaray parece mais propenso a ver sua camisa pesar.