A próxima semana terá a segunda rodada da Champions League. Por isso mesmo, o sábado no futebol internacional estará tão recheado. Para desfrutarem de um descanso maior rumo à competição continental, os principais clubes europeus entram em campo logo de cara. Fazendo alguns jogos que prometem bastante. O final de semana repleto de clássicos contará com Arsenal x Tottenham, Liverpool x Everton e Schalke 04 x Borussia Dortmund. Mais do que isso, outros times de peso fazem bons jogos, como Real Madrid, Atlético de Madrid e Chelsea. Já no domingo, o jeito é botar no radar alguns campeonatos sem tanto apelo midiático, como o Francesão, o Argentinão e a Liga dos Campeões da África. O que assistir nos próximos dias? A gente te mostra no Roteiro Trivela:

– Confira a Programação de TV do final de semana

O jogão

Liverpool x Everton
Sábado, 8h45 (ESPN Brasil e Watch ESPN)

O clássico de Merseyside costuma ser marcado pelo clima amistoso nas arquibancadas e pelo placar movimentado, em um dérbi que quase sempre acaba em bom jogo. E a necessidade dos dois times certamente os empurrará ao ataque neste sábado. O Liverpool começou a temporada vacilando demais, devendo aquela fúria que o levou tão longe em 2013/14. Sem Luis Suárez fica mais difícil, mas o vigor de Sturridge, Sterling e Balotelli tem potencial para se combinar bem. Já Roberto Martínez convive com um desequilíbrio preocupante. Enquanto o ataque do Everton vai produzindo bem, com Lukaku e Naismith inspirados, a defesa descompensa e é a pior da Premier League até o momento. Algo a se consertar contra um adversário que não perdoa os vacilos.

O clássico

Spain Soccer Champions League

Schalke 04 x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30 (Watch ESPN)

O principal clássico regional do futebol alemão terá importância extra desta vez. Afinal, nem Borussia Dortmund e nem Schalke 04 estão bem neste início de Bundesliga. O ataque dos aurinegros não tem sido suficiente para garantir as vitórias, já que a defesa está uma água. E os Azuis Reais só foram conseguir a primeira vitória depois de cinco rodadas, com problemas para encaixar as novas contratações. O triunfo em Gelsenkirchen valerá a afirmação na tabela. Além da boa fase de Aubameyang e Immobile, a boa notícia para Jürgen Klopp é o retorno de Hummels, que deve ajudar muito a zaga. Pelo Schalke, as expectativas se concentram em Huntelaar, que na vitória sobre o Werder Bremen descobriu a vocação de garçom e serviu duas assistências para os 3 a 0 dos alviazuis.

Fique de olho também

Arsenal x Tottenham
Sábado, 13h30 (Fox Sports)

Londres viverá um clima especial neste sábado. Arsenal e Tottenham se enfrentam não apenas para se firmar no topo da Premier League, como também para tirar as desconfianças vividas nos grandes jogos. Os dois rivais do norte da capital precisam ganhar pontos contra adversários diretos pela parte de cima da tabela, algo que ficaram devendo nos últimos tempos. Além disso, as goleadas sofridas em alguns desses jogos importantes também geraram muitas desconfianças. Invicto na campanha, o Arsenal terá o apoio do Emirates, mas precisa de uma consistência que tem faltado neste início de temporada. Se a zaga continuar falhando demais no jogo aéreo, os esforços de Alexis Sánchez em seu bom início no clube serão em vão. Dois pontos atrás, o Tottenham não vence na liga há três rodadas. Precisa que seus jogadores de mais renome chamem a responsabilidade, o que não vem acontecendo.

Sevilla x Atlético de Madrid
Sábado, 15h (ESPN Brasil)

O Atlético de Madrid começou a temporada oscilante. O time de Diego Simeone combina bons resultados com pontos perdidos. Fez boa reposição no mercado de transferências e, mesmo assim, parece ter suas armas já conhecidas. Entre tantos dilemas é que os colchoneros têm um grande desafio no sábado. Visitam no Ramón Sánchez-Pizjuán o Sevilla, que mantém o embalo da temporada passada e divide a liderança de La Liga, ao lado de Barcelona e Valencia. Se a situação apertar, o Atleti já sabe que pode contar com as bolas paradas, que originaram seis dos sete gols na campanha até o momento. Do outro lado, os andaluzes vão fazendo o seu ataque render graças a Carlos Bacca, autor de quatro tentos.

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid: conseguirá repetir a temporada espetacular? (AP Photo/Daniel Ochoa de Olza)

Real Madrid x Villarreal
Sábado, 11h (ESPN)

Cristiano Ronaldo. A fome de gols do camisa 7 do Real Madrid é impressionante. Nas duas últimas rodadas de La Liga, o craque balançou as redes sete vezes. Já é o artilheiro da competição com nove gols. E não quer parar tão cedo. Na visita ao Madrigal, o português será cortejado até mesmo pela torcida do Manchester United, que sobrevoará o estádio com pedidos por sua volta. Porém, o problema dos merengues é muito maior que uma mera questão de artilharia. O Villarreal colocou o Barcelona contra a parede na abertura da temporada, perdendo apesar de três bolas na trave, e mostrou que tem tanto potencial quanto a Real Sociedad, que roubou pontos do Real dentro do Santiago Bernabéu. Alguém lá atrás terá que segurar as pontas, seja Casillas ou Keylor Navas, na nova novela que Carlo Ancelotti está precisando administrar.

Sporting x Porto
Sexta-feira, 16h30 (ESPN, Sportv e Watch ESPN)

Enquanto o Benfica já dispara na liderança isolada, os seus dois grandes rivais se enfrentam para começar a definir quem será o grande perseguidor. O problema é que tanto Porto quanto Sporting não largaram tão bem assim no Campeonato Português. Os alviverdes empataram em três das cinco rodadas, enquanto os alviazuis não foram além do 1 a 1 em seus dois últimos duelos. Além disso, ambos entrarão em campo no Alvalade XXI pensando também nos compromissos pela Champions no meio de semana. Os sportinguistas receberão o Chelsea e os portistas visitarão o Shakhtar Donetsk.

Lanús x River Plate
Domingo, 21h30

O River Plate faz campanha fantástica no Campeonato Argentino. São seis vitórias e dois empates em oito rodadas, além do melhor ataque e da melhor defesa. No entanto, a vantagem dos Millonarios na liderança não é tão folgada assim. São apenas quatro pontos à frente de Newell’s Old Boys e Lanús, o próximo adversário dos alvirrubros, em duríssima parada no estádio de La Fortaleza. Teo Gutiérrez vive excelente fase no ataque do time de Marcelo Gallardo, com sete gols em sete partidas. Já do lado dos grenás, a confiança está no goleiro Agustín Marchesín e no artilheiro Sílvio Romero.

Sétif x Mazembe
Domingo, 10h

A Liga dos Campeões da África chega aos momentos decisivos. No sábado, será conhecido o primeiro finalista do torneio, a partir do duelo entre os congoleses do AS Vita e os tunisianos do Sfaxien. Já o clube mais tradicional da decisão sairá do confronto do domingo. Na alta do futebol argelino, o Sétif busca o seu segundo título continental, uma taça que não vai ao seu país desde 1990. Já o Mazembe vem com a tradição de quatro conquistas africanas, a última delas em 2010, quando bateu o Internacional no Mundial de Clubes. Aos 38 anos, o goleiro Kidiaba ainda é o titular dos congoleses. No entanto, sua equipe vai precisar virar o placar em Kinshasa, após perder por 2 a 1 na visita a Sétif.

Vale uma zapeada

Gervinho e Totti foram destaques da Roma na estreia da Champions League (AP Photo/Alessandra Tarantino)

Roma x Verona
Sábado, 13h (Fox Sports 2)

Em uma rodada de pequenos contra grandes na Serie A, o duelo mais nivelado acontece no Estádio Olímpico. A Roma começou outra temporada embalada e, de novo, é quem mais ameaça a Juventus. Com Totti e Pjanic orquestrando o time, os giallorossi venceram seus primeiros quatro jogos e só sofreram um gol até o momento. Terão pela frente o Verona, que surpreende outra vez nesta arrancada, com oito pontos conquistados em 12 possíveis. Os gialloblu perderam jogadores importantes no último mercado, incluindo o próprio Iturbe, vendido aos romanistas. Ainda assim, Luca Toni vai dando conta do ataque.

O reencontro

Rapid Viena x Red Bull Salzburg
Domingo, 11h30

Dois clubes que representam um contraponto que vale não apenas para o Campeonato Austríaco, mas para o futebol mundial. Maior campeão nacional, o Rapid Viena é o principal representante das tradições do futebol austríaco, embora só tenha ficado com a taça duas vezes desde 1996. Receberá o Red Bull Salzburg, que, mesmo fundado em 1933, só passou a ser frequentador assíduo do topo da tabela quando se tornou um clube empresa e ganhou cinco dos últimos oito títulos nacionais. É um reencontro do que aconteceu no último final de semana na segunda divisão alemã, quando os torcedores do Union Berlim protestaram contra o RB Leipzig. Não dá para esperar outra manifestação de tanto peso em Viena, até porque os duelos são mais corriqueiros, mas o embate ideológico se mantém.

O brasileiro

Ramires
Chelsea x Aston Villa
Sábado, 11h (ESPN Brasil)

Diego Costa é o xodó do Chelsea neste início de temporada. Mas o sergipano tem compartilhado a preferência de José Mourinho no time titular com outro brasileiro: Ramires. O volante pode não ser o melhor exemplo de técnica, mas vai carregando o piano no meio-campo para que Cesc Fàbregas brilhe ao seu lado. Por mais que os passes errados tenham sido constantes, o vigor e a velocidade do meio-campista são importantes neste ótimo início de campanha dos Blues. Terá que se empenhar bastante contra o Aston Villa, que aparece na terceira posição e passou três dos cinco primeiros jogos da Premier League sem sofrer gols.

O cara

France Soccer League One

Marcelo Bielsa
Olympique de Marseille x Saint-Étienne
Domingo, 16h (ESPN Brasil)

Bielsa chegou a Marselha festejado por milhares de torcedores nas ruas. E, depois de um início errante, vai fazendo o Olympique de Marseille brilhar na Ligue 1. Os celestes lideram o torneio e venceram seus últimos cinco jogos, emplacando goleadas e um bom futebol. O desafio deste domingo é o maior até o momento: receber o terceiro colocado Saint-Étienne no Estádio Vélodrome, correndo o risco de perder o topo da tabela para os próprios alviverdes. Como de praxe, o trunfo do argentino é um ataque poderoso. Gignac soma oito gols em sete jogos, acompanhado pela velocidade e pelo talento da trinca formada por André Ayew, Payet e Thauvin.

Passe longe

West Bromwich x Burnley
Domingo, 12h (Fox Sports)

O domingão já tinha poucas opções para a Premier League. Com os times da Liga dos Campeões atuando no sábado, o Manchester United era o único disponível entre os grandes. Porém, o dia todo será exclusividade de um único jogo na liga: West Bromwich x Burnley, dois  clubes que não devem passar do meio da tabela – e que, atualmente, aparecem nas últimas cinco colocações. Para ver como a situação é difícil, o destaque individual para o duelo é Georgios Samaras, o “melhor jogador grosso do mundo”, cotado para comandar o ataque do West Brom se Brown Ideye for vetado pelo departamento médico.