Enquanto boa parte dos brasileiros estará pulando ondas e enchendo a cara no meio da madrugada, o Japão inaugurará um novo templo esportivo nesta quarta-feira. Como manda a tradição, 1° de janeiro é dia de final na Copa do Imperador. E a decisão desta temporada acontecerá em um palco especial: o Estádio Nacional de Tóquio, completamente renovado para os Jogos Olímpicos de 2020. A partida entre Kashima Antlers e Vissel Kobe será justamente o primeiro evento esportivo nesta nova fase da arena.

O local onde o Estádio Nacional foi reconstruído é solo sagrado para diversos clubes brasileiros. Flamengo, Grêmio e São Paulo conquistaram títulos mundiais por lá. O Internacional venceria o Barcelona em Yokohama, mas foi em Tóquio que superou o Al-Ahly na semifinal, assim como o São Paulo contra o Al-Ittihad em 2005. Além do mais, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras também jogaram a competição intercontinental naquele campo, sem o mesmo sucesso em seus duelos contra os europeus. As velhas estruturas do estádio olímpico suscitam memórias indeléveis a muitas pessoas.

Para celebrar o retorno do Estádio Nacional, remodelado, relembramos um pouco de seu passado. Abaixo, uma coleção de fotos tiradas no local. Todas as obras foram postadas nas redes sociais pelo fotógrafo Masahide Tomikoshi, que possui um arquivo fabuloso de imagens históricas do futebol. Vale conhecer um pouco mais seu trabalho através do Twitter e do Instagram.

Priorizamos as imagens com algum clube do Brasil ou com a seleção brasileira. Há fotos de todas as participações do país nos Mundiais realizados em Tóquio, exceção feita ao São Paulo em 1993 e 2005, além de aparições na Copa Kirin e também registros de um amistoso do Santos de Pelé. Vale a pena conferir e relembrar o estádio.