Um dos berços do futebol, Sheffield conta com um clássico acirradíssimo. O chamado “Dérbi da Cidade do Aço” reúne uma tradição de quase 127 anos, disputado pela primeira vez em dezembro de 1890. Desde então, foram 141 embates entre Sheffield United e Sheffield Wednesday. Neste domingo, depois de um hiato de cinco temporadas, os rivais voltaram a se encontrar em campo. O confronto aconteceu em Hillsborough, casa do Wednesday, válido pela segunda divisão do Campeonato Inglês. E mesmo como visitante, recém-promovido da terceirona, o United riu mais alto. As Blades não apenas conquistaram a vitória por 4 a 2, como também foram capazes de calar a torcida das Owls em sua própria casa.

O Sheffield United atravessa um excelente momento. Conquistou a League One com uma campanha arrasadora, em grande trabalho do técnico Chris Wilder. E o começo na Championship também é muito bom, figurando na zona de acesso, com 18 pontos somados após nove rodadas. Na visita aos rivais, as Blades asseguraram a sexta vitória e se alçaram à quarta colocação.

O triunfo começou com um golaço. Anda meio difícil ver um bom lance ensaiado em cobranças de falta, mas o United conseguiu ser letal em Hillsborough, abrindo a contagem aos três minutos. John Fleck recebeu o passe para trás e, com os jogadores adversários sem entender direito o que estava acontecendo, soltou a bomba no canto. Leon Clarke ampliou para os visitantes, até que Gary Hooper descontasse para o Wednesday antes do intervalo. O time da casa chegou a igualar com Lucas João, mas o United acordou para balançar as redes mais duas vezes e assegurar o triunfo. O terceiro gol das Blades saiu um minuto depois do empate, com Mark Duffy entortando o marcador e jogando um balde de água fria na torcida anfitriã. Por fim, Leon Clarke fechou a conta.

A última vitória do Sheffield United no clássico havia acontecido em setembro de 2009, pela Championship. Já o triunfo anterior em Hillsborough tinha sido registrado em fevereiro de 2006, em campanha na qual as Blades asseguraram o acesso à Premier League. Um bom presságio.

Abaixo, os vídeos do primeiro e do terceiro gol do Sheffield United, além de outros dois mostrando a torcida da casa se calando quando os rivais retomaram a vantagem um minuto depois do empate: