O Hertha Berlim liga o sinal de alerta para a sequência da temporada. Já era claro que os investimentos recentes do clube não gerariam um salto de qualidade imediato. A saída repentina de Jürgen Klinsmann instaurou a crise e os alviazuis até corresponderam na rodada passada, com a vitória sobre o Paderborn. No entanto, os berlinenses viveram um sábado desastroso no Estádio Olímpico desta vez. O Colônia, distante de fazer uma boa temporada, goleou o Hertha por impressionantes 5 a 0.

Os três novos reforços incorporados pelo Hertha começaram entre os titulares: Santiago Ascacíbar ocupava a cabeça de área, enquanto Krzysztof Piatek e Matheus Cunha compunham a dupla de ataque. Ainda assim, o Colônia espancou os anfitriões em Berlim já no primeiro tempo. Foram três gols e 12 finalizações dos Bodes nos 45 minutos iniciais, enquanto os berlinenses sequer chutaram, mesmo com mais posse de bola.

Jhon Córdoba anotou o primeiro gol aos quatro minutos, num chute prensado que encobriu o goleiro, e ampliou aos 22, numa cabeçada certeira. Já o terceiro teve assistência do colombiano, para Florian Kainz – e a colaboração do goleiro Rune Jarstein, que falhou no lance. Impressionava a maneira débil como os alviazuis defendiam, abertos em todos os gols.

O segundo tempo ficou menos desequilibrado e o Hertha até finalizou mais que o Colônia. Todavia, o desastre estava desenhado e o placar se tornou ainda mais elástico. Kainz fez o quarto, aos 17 minutos. Por fim, Mark Uth assinalou o mais bonito, o quinto, aos 24. Cobrança de falta perfeita do atacante, que chegou aos Bodes nesta janela de transferências.

O rendimento do Colônia no segundo turno é positivo. Conquistou nove pontos em cinco rodadas, derrotado apenas por Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Sobe ao 13° lugar, tomando distância da ameaça de rebaixamento. Os Bodes ultrapassaram justamente o Hertha, que tem os mesmos 26 pontos, mas saldo de gols inferior. A situação dos berlinenses ainda não é tão ruim, seis pontos acima do Z-3. De qualquer maneira, a péssima atuação deste sábado faz a torcida temer. Não bastasse a crise institucional, o rendimento dentro de campo não alivia.

Classificações Sofascore Resultados