O início de temporada do Chelsea trazia incertezas. Sem poder contratar, o clube conta com mais jogadores da base e que estavam emprestados a outros clubes. Além deles, um jogador que já estava contratado desde janeiro, antes de proibição: o americano Christian Pulisic. A esperança nele era grande, porque o jogador vinha para a mesma posição do principal jogador do time, Eden Hazard, vendido ao Real Madrid. Só que o início foi devagar. Decepcionante. No início de outubro, escrevemos sobre por que Pulisic vinha jogando tão pouco pelo Chelsea. Menos de um mês depois, tudo mudou. O americano não só ganhou vaga no time, como passou a ser destaque. No time de garotos, Pulisic, ele também um garoto de 21 anos, finalmente começou a brilhar. Neste sábado, o americano foi importante e marcou o gol que acabou sendo da vitória sobre o Watford por 2 a 1.

“Os torcedores querem ver um bom futebol e eu quero que a bola seja movida rapidamente e ser um pouco imprevisível. Eu quero que sejamos capazes de ver nosso time sair jogando, mas também termos a habilidade de usar a bola longa e procurar Tammy [Abraham]”, disse o técnico Frank Lampard depois do jogo contra o Watford, fora de casa. Um jogo vencido com muita dificuldade, tomando pressão no final e aguentando o tranco até o último lance.

Olha que as coisas pareceram que seriam tranquilas para o Chelsea no jogo. Logo a cinco minutos, Jorginho deu um passe lindo para Abraham, nas costas da defesa. O centroavante tocou com categoria, por cima do gol, e fez 1 a 0. Foi o nono gol do atacante na Premier League nesta temporada, o que o faz artilheiro da liga junto com Sergio Agüero e Jamie Vardy.

No início do segundo tempo, o Chelsea ampliou o placar. Abraham recebeu de Willian e o centroavante levantou a cabeça, tocou para o meio e Pulisic empurrou para o gol. O americano apareceu bem posicionado. Àquela altura, os Blues dominavam a partida, criavam chances e o jogo parecia que seria muito tranquilo. Só que um lance mudou o jogo.

Eram 30 minutos de jogo quando Jorginho perdeu a bola para Deulofeu dentro da área e se enroscou no atacante. Um lance difícil de interpretar. O árbitro mandou seguir. O VAR revisou a jogada e apontou pênalti. Com isso, Deulofeu marcou, de pênalti, e colocou fogo no jogo. Porque a partir daí, o Watford, pressionado pelos maus resultados e afundado na zona do rebaixamento, foi para cima. E ficou perto de empatar.

O goleiro Bem Foster era um destaque do jogo pela sua função, de defender. Ele impediu que o Chelsea tenha feito mais gols antes e decidido o confronto com mais tranquilidade. Só que o passar do jogo mudou a situação e, no último lance do jogo, tudo poderia mudar com uma cobrança de falta. A bola foi para a área, teve um desvio e o goleiro Bem Foster, dentro da área, tocou de cabeça no canto baixo de Kepa Arrizabalaga. O goleiro espanhol fez uma grande defesa, impedindo o gol e garantindo o resultado.

O Chelsea de Lampard tem se mostrado taticamente flexível. Neste sábado, jogou no 4-2-3-1, mas o time já atuou em um 3-5-2 ao longo dos jogos. A mistura entre jogadores experientes e jovens tem se mostrado boa para o time. Kepa, embora experiente e jogador de seleção, tem só 25 anos; o capitão do time é o lateral César Azpilicueta, de 30 anos, que está no Chelsea desde 2012; o centro da defesa é formado por dois jovens, Kurt Zouma, 35 anos, e Fikayo Tomori, 21. Na lateral esquerda, o brasileiro, já naturalizado italiano, Emerson Palmieri, 25 anos.

O meio-campo tem dois jogadores com experiência. Jorginho, 27 anos, e Mateo Kovacic, 25. Na linha de meias ofensivos, o brasileiro Willian, 31 anos, jogou pela direita; Mason Mount, 20 anos, pelo meio; e Pulisic, 21, pela esquerda. No ataque, Abraham, 22. Ainda entraram Reece James, 19 anos, e Callum Hudson-Odoi, 18.

Com o rendimento melhorando e a equipe ganhando mais opções, a expectativa também cresce. O Chelsea se colocou em uma boa posição, no alto da tabela. Enquanto isso, o Watford mostrou alguma reação para um time que não venceu nenhum dos seus 11 jogos. O problema é que isso é muito pouco. Reação é bom, mas é preciso começar a somar pontos. O time é lanterna da Premier League no momento.

Standings provided by Sofascore LiveScore