Nos últimos anos, criar os próprios uniformes se tornou uma medida comum entre clubes tradicionais do Brasil, sobretudo aqueles com uma projeção mais regionalizada. O material esportivo particular é uma maneira não apenas de rentabilizar, como também de se aproximar do público e vender produtos mais condizentes à própria história da agremiação. Nada de templates repetidos, escolhidos pelas grandes marcas sem zêlo. Os fardamentos ganham personalidade e, tantas vezes, agradam bem mais os torcedores. E mais um time a entrar para este grupo é o América Mineiro. Nesta semana, o Coelho lançou a “Sparta”, sua própria marca.

“Uma marca forte e que representa o verdadeiro espírito do torcedor americano. Essa é a Sparta, fornecedora de material esportivo do América a partir da temporada 2019. A marca própria, inédita na história do clube, nasce com uma identidade sólida e projeta um negócio promissor para o Coelho”, declara a nota oficial. A ideia é encabeçada pela Gadel Consultoria e pelo designer Adriano Ávila, do Futbox, que já tinha sido responsável por repensar a identidade visual do Coelho.

“A escolha pela marca própria nos oferece uma série de benefícios. Teremos total liberdade na definição de preços, distribuição e condições de mercado para comercialização dos uniformes, além da possibilidade de ampliar o enxoval de produtos para o torcedor. A questão financeira também é um fator importante, pois deixamos de ter um intermediário na produção e venda dos produtos do clube”, declara Erley Lemos, diretor de marketing e negócios do clube mineiro. Considerando a abrangência regional do América, a logística nesta distribuição é menos exigente e permite à diretoria apostar na novidade.

Para fincar o pé com a nova marca, o América lançou um manifesto apresentando a Sparta. Além disso, o clube irá iniciar a venda de 300 uniformes “às escuras” aos sócios neste final de semana. Além da versão de jogo das camisas, o Coelho comercializará uma linha com preços mais acessíveis aos torcedores.  Enquanto a concepção dos fardamentos é de responsabilidade da Sparta, a produção fica a encargo de uma empresa especializada no ramo de confecções esportivas, a Bomache.

Abaixo, o vídeo de lançamento da Sparta. Vale clicar também neste link, para conferir o projeto visual da marca.